> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Moradores do Manoel Leão comemoram a instalação de Unidade de Saúde da Família

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ITABUNA-BA: Moradores do Manoel Leão comemoram a instalação de Unidade de Saúde da Família

O bairro Manoel Leão, em Itabuna, recebeu nesta quarta-feira (18) sua primeira Unidade de Saúde da Família. O equipamento contempla todos os requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde para uma estrutura totalmente moderna e pronta para prestar um bom atendimento à comunidade local.
 De acordo com Reinaldo Macêdo, residente há 22 anos no bairro, a instalação da primeira Unidade de Saúde da Família resgata a dignidade dos moradores, que não tinham muitas alternativas de acesso à saúde pública, apesar de existir um espaço alugado para atendimento. “O sofrimento era muito grande, pois a gente tinha que aventurar uma consulta no bairro Lomanto. Com a inauguração de nossa unidade, a situação fica bem melhor”, comemorou o morador.
O presidente da Associação de Moradores do Manoel Leão, Érick Melo, revelou que o único posto existente no bairro funcionava em um imóvel alugado sem uma estrutura adequada para atender os pacientes. Agora, com a USF no bairro, o representante comunitário acredita em dias melhores. “Com o incentivo do prefeito Azevedo, ganhamos esse presente, graças a Deus. É uma vitória grande para a comunidade que vinha sofrendo há muito tempo”, revelou.
 Serviços básicos

Para o prefeito, a unidade é uma conquista histórica dos moradores, pois o bairro de 28 anos nunca recebeu um investimento na área da saúde. “Nós chegamos ao Manoel Leão com a responsabilidade de cuidar da vida dessas pessoas, oferecendo serviços de atendimento básico, com profissionais competentes para atender a população”, destacou Azevedo. Aliada à iniciativa de levar melhor qualidade de vida à comunidade, o governo está construindo a primeira rede de esgoto e drenagem no Manoel Leão.
Antiga moradora do bairro, Edna Marcelo Santos agradeceu emocionada ao prefeito pela instalação da primeira rede de esgotamento sanitário no Manoel Leão. Segundo ela, os dejetos eram antes despejados nas ruas, favorecendo o risco de contaminação. “Nós vivíamos sem rede de esgoto, que corria a céu aberto, causando mal-estar à comunidade. Eu agradeço ao prefeito Azevedo por tudo que vem fazendo em nosso bairro”, declarou a moradora.

Investimento

A primeira Unidade de Saúde da Família Manoel Leão é a segunda unidade a ser inaugurada pelo governo
Azevedo. O investimento, em torno de R$ 200 mil, é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Félix Mendonça. No local, estará trabalhando uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde, dois auxiliares administrativos e uma administradora.
A USF irá realizar atendimentos médicos em geral, voltados para os programas de saúde da mulher, da criança e do adolescente, além de atenção ao Hiperdia (hipertenção e diabete). O local possui estrutura destinada para sala de vacinas e uma farmácia básica, com remédios gratuitos para a comunidade.
De acordo com a diretora da Atenção Básica, Alessandra Lopes Silva, a comunidade conta agora com uma estrutura com o padrão determinado pelo Ministério da Saúde. Uma novidade ci

tada pela gestora da Atenção Básica é a instalação da primeira USF, com um gabinete odontológico, que promove a implantação do Programa de Saúde Bucal.
Aliada à

construção da unidade, o secretário Geraldo Magela frisou que o município vem fazendo a sua parte, utilizando recursos próprios para reparos na saúde pública e conquistando verbas com o Governo Federal para investimento nos serviços essenciais à comunidade. Como resultado, foi destinada à cidade a verba no valor de R$ 3,2 milh
ões para a realização da reforma completa de todas as 26 unidades de saúde.
“Apesar do atraso de seis meses da verba estadual destinada à saúde do município, o prefeito vem investindo na construção, em reformas das Unidades de Saúde da Família e vem conquistando o apoio do Governo Federal. Prova disso foram os elogios do representante do Ministério da Saúde, que conferiu in loco as condições da Atenção Básica em Itabuna”, ressaltou o secretário de saúde. Texto: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário