> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Emasa amplia ações contra dengue e distribui tanques com tampa

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ITABUNA-BA: Emasa amplia ações contra dengue e distribui tanques com tampa

 Equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) iniciaram a distribuição de 70 tanques com tampas e capacidade de 1000 litros para famílias cadastradas, residentes na Rua Santa Luzia, no bairro Novo Horizonte. A comunidade registrou índice de infestação predial de 46% no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, apurado no final do ano passado.
A ação é um desdobramento do mutirão de combate à dengue, promovido esta semana pela Secretaria de Saúde de Itabuna no Novo Horizonte, quando  foi identificado que muitas casas não tinham local apropriado para o armazenamento de água, que era acumulada em tonéis e até em portas de geladeiras, além de uma variedade de recipientes sem tampa,  o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O presidente da Emasa, Geraldo Briglia, explica que os novos tanques irão ajudar na redução dos focos de dengue no bairro, ajudando a prevenir o avanço do número de casos da doença. Ele observa que os tanques foram cedidos gratuitamente pela Emasa e se destinam ao uso pessoal das famílias atendidas, não podendo ser vendidos, cedidos, emprestados ou usados para outro fim que não o armazenamento da água. As casas beneficiadas serão vistoriadas semanalmente pelos agentes de controle de endemias.
Alívio –Adelino Alves de Souza, morador da Rua Santa Luzia há 23 anos, diz que utilizava um poço artesanal para o armazenamento de água e teve dengue duas vezes, sendo a última com complicações e maior gravidade. “A instalação desses tanques vai ser um alívio e uma grande satisfação para minha família e nossos vizinhos, pois o risco de dengue vai diminuir e nós vamos poder ficar tranquilos”, acrescentou.
Sheila Roseno dos Santos, moradora na mesma rua, diz que fica muito feliz por essa iniciativa da Emasa, que conforta especialmente as famílias que têm crianças e que já foram prejudicadas pela dengue. Texto: Kleber Torres Reportagem : Thainam Nicácio Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário