> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: CAPS/IA ganha novas instalações e amplia especialidades médicas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ITABUNA-BA: CAPS/IA ganha novas instalações e amplia especialidades médicas

 O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS/IA) de Itabuna passou a funcionar em novas instalações desde sexta-feira (20), quando a Prefeitura, por meio do Departamento da Média e Alta Complexidade e de outros setores da saúde no município, inaugurou o novo espaço da unidade, responsável pelo tratamento de transtornos mentais.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Governo, Carlos Burgos, representando o Prefeito Capitão Azevedo, e demais secretários municipais, lideranças políticas e o público-alvo do CAPS/IA, assim como a pequena Vivian Karolinne, de 11 anos e sua mãe, Maria Solange Farias, que elogiaram a nova instalação do CAPS/IA. “Desde os três anos de idade, minha filha tem o acompanhamento de profissionais experientes no Caps”, declarou Solange.
O prédio, para onde foi transferido o CAPS/IA, passou por uma reforma e foi todo estruturado, visando ainda à acessibilidade para atender o público da infância e adolescência. O atendimento do centro, coordenado por Beatrice Zanon, está disponível à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Glicério de Lima, s/nº, bairro Ziodolândia, onde funcionou a Defensoria Pública, com uma equipe multidisciplinar e maior número de médicos.
Com o objetivo de ressocializar as crianças com transtornos psicológicos e envolvê-las no contexto social, o CAPS/IA atende mensalmente em torno de 480 crianças e adolescentes, que são avaliados por profissionais das áreas de psiquiatria, neurologia, pediatria, psicologia, assistência social, terapia ocupacional e enfermagem. Aliada à reforma, foram adicionados os serviços de psiquiatria e psicologia infantil, e a inclusão de mais uma enfermeira para o quadro de enfermagem.
A reforma e adaptação do espaço da unidade do CAPS/IA, segundo o diretor da Média e Alta Complexidade, Tiago Domingo Domingos Santos, é resultado de um compromisso firmado pelo prefeito Capitão Azevedo com o trabalho desenvolvido em prol da saúde mental em Itabuna, visando formar uma rede integrada entre os CAPS e os pacientes. Como extensão do comprometimento com a saúde no município e a Política Nacional de Combate ao Crack, está prevista a reforma do CAPS/AD – Álcool e Drogas.
De acordo com o secretário Geraldo Magela, apesar dos atrasos nos repasses de verbas, inclusive para o CAPS/IA, a Prefeitura Municipal de Itabuna vem trabalhando e tem colocado recursos a mais para superar os problemas, já que o principal objetivo do Poder Público Municipal é “oferecer condições adequadas de atendimento a população e acesso a saúde pública”. Texto: Viviane Cabral / Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário