> TABOCAS NOTICIAS : Homens acima do peso têm mais chances de desenvolver câncer de próstata, diz pesquisa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Homens acima do peso têm mais chances de desenvolver câncer de próstata, diz pesquisa

Quem está acima do peso deve estar atento a diversas doenças. O risco de desenvolver câncer de próstata na idade adulta é quase duas vezes maior em homens com sobrepeso de mais de 20 quilos. A informação é resultado de uma pesquisa de cientistas australianos que analisaram os casos de 17 mil homens de 40 a 69 anos de idade. O nutricionista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Fábio Gomes, conta que o excesso de peso é uma constatação recente para a evolução do câncer de próstata. Ele explica que a quantidade de células de gordura e os hormônios ajudam no desenvolvimento da doença.

“A obesidade tem duas formas para justificar o aumento do risco do câncer de próstata. O primeiro deles é que as próprias células de gordura, por si só, já produzem fatores cancerígenos que agridem o nosso organismo e podem agredir células saudáveis e transformá-las em células precursoras de câncer. Além disso, elas também têm excesso de determinados hormônios, como por exemplo, o estrogênio circulando no organismo. E esses hormônios também favorecem a multiplicação desordenada de células, e consequentemente um possível surgimento de um câncer”, explica o nutricionista.

Fábio Gomes ressalta que para evitar a doença é preciso ingerir mais alimentos saudáveis. ”Uma das coisas mais importantes em relação à prevenção da obesidade é tornar o ambiente favorável ao consumo de alimentos mais saudáveis e a prática de atividade física. Então é preciso contar com a vontade das pessoas de praticar mais atividade física, comer mais frutas, legumes e verduras e menos alimentos calóricos
.” Fonte: Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário