> TABOCAS NOTICIAS : Fórum Social: ONGs pegam carona em manifestação e fabricam notícia falsa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fórum Social: ONGs pegam carona em manifestação e fabricam notícia falsa

Código Florestal sem soutiens: Militantes feminitas que o Mantovani jura que protestam contra o  Código Florestal. Foto: Agência Brasil
A Agência Brasil noticiou hoje a passeata de abertura do Fórum Social Temático. De acordo com a ABr, um público eclético refletiu a diversidade dos debates que vão acontecer ao longo da semana. Entre os manifestantes haviam sindicalistas, estudantes, movimentos sociais, aposentados e feministas.

Um grupo de ativistas da comunidade alternativa Aldeia da Paz chamava a atenção com cartazes que traziam frases pacifistas e lemas como “Só o amor transforma”. Outro grupo de militantes da Marcha Mundial das Mulheres vestia roupas lilás e exibiam faixas pedindo a descriminalização do aborto. O que será que Marina Silva acha disso?

A marcha também foi espaço para a crítica e oposição ao governo, como o grupo do PSTU que levava uma grande bandeira com palavras de ordem contra o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e a presidenta Dilma Rousseff. A desocupação da comunidade do Pinheirinho também foi lembrada pelos manifestantes. Um militante do PSTU ajudava a carregar uma imensa faixa de solidariedade aos moradores expulsos.

Professores gaúchos caminharam vestidos de preto, em protesto contra a política salarial do governo do estado. Teve de tudo. Até a turma do movimento gay estava por lá com sua bandeira multicolor.

A carona da ONG

A agência de comunicação Lead, que presta serviço para diversas ONGs incluindo a ONG do latifundiário Roberto Klabin, a SOS Mata Atlântica, deu a mesma notícia de forma diferente. Segundo a Lead, "a Fundação SOS Mata Atlântica lançou hoje a campanha “Mangue Faz a Diferença” contra o novo Código Florestal e pelos manguezais. Cerca de 40 mil pessoas participaram da mobilização, cujo objetivo é alertar a população sobre os impactos que o novo Código causará ao meio ambiente."

Perceberam a malandragem? As pessoas estavam lá protestando contra o sutiã, contra o preconceito gay, contra o proibição do abordo, por melhores salários, mas as ONGs juram que todos os 40 mil protestavam contra a agricultura nacional. O Mantovani deveria mandar meia dúzia de militontos puxar a corda do Círio de Nazaré. Arranjaria assim uma manifestação de 2 ou 3 milhões de pessoas para chamar de sua.

Manifestação é isso aqui:
Mobilização Código Florestal
Mais de vinte mil produtores rurais, de verdade. Gente que carrega essa país nas costas. Gente que deixou sua casa, seus afazeres em plena safra. Gente de diversas partes de todos os estados da Nação brasileira, para manifestar em Brasília seu apoio à reforma do Código Florestal. Gente que é afetada diretamente pelo Código Florestal e não meninos urbanos que querem o benefício da lei, desde que outro arque com os custos. Eis aí a diferença entre militantismo real e militontismo midiático das ONGs.
Veja o texto da Lead clicando aqui. Veja o texto da Agência Brasil clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário