> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE JANEIRO

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

09 DE JANEIRO

DIA DO FICO - 09 DE JANEIRO DE 1822

Como crêem os historiadores, a decisão de D. Pedro de permanecer no Brasil intensificou o clima reinante que rumava para a independência.

José Bonifácio de Andrada e Silva, como membro do governo provisório de São Paulo, escreveu uma carta a D. Pedro criticando aquela decisão das cortes de Lisboa, carta divulgada pelo jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 8 de janeiro de 1822.

O Rio de Janeiro iniciou uma coleta de assinaturas, estendendo-a até Minas Gerais e São Paulo que já haviam aderido à causa de emancipação brasileira. As mais de oito mil assinaturas conseguidas foram entregues a D. Pedro por José Clemente Pereira, presidente do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, pedindo que ele ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro escolheu desobedecer às ordens das cortes portuguesas e ficar no Brasil, usando estas palavras: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

A vinda da família real para o Brasil

A Corte Portuguesa mudou-se para o Brasil em 1808, permanecendo até 1821. Tal mudança foi uma saída estratégica para ficar longe da Europa, visto que Portugal estava encurralado num conflito entre a França e a Inglaterra e no dia seguinte da saída da família Real de Portugal, Lisboa, Capital de Portugal foi invadida pelas tropas francesas.

O Brasil desde essa vinda de D. João VI e da corte portuguesa, em 1808, começou seu próprio caminho para a independência.

Os portos foram abertos às nações amigas (Portugal não possuía mais o monopólio do comércio brasileiro); o Rio virou a capital do Império, fábricas puderam ser instaladas, a Imprensa Régia começou a funcionar, assim como o Banco do Brasil, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico do Rio e a fábrica de pólvora, hospitais, escolas e repartições públicas, o que mudava, em muito, os costumes da colônia.

O perfil dito à época "de certo gosto pelas coisas espirituais" de D. João permitiu que novas idéias circulassem. Expedições estrangeiras chegaram ao Brasil: uma missão artística francesa e uma missão científica alemã. O imenso país e toda a sua riqueza natural começaram a aparecer nas pinturas e descrições de vários artistas e cientistas.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/11/dia-do-fico-09-de-janeiro-de-1822.html#ixzz1iuFHbN71  

DIA DO ASTRONAUTA - 09 DE JANEIRO

.Em 09 de janeiro, o Dia do Astronauta é comemorado no Brasil em homenagem à "Missão Centenário", realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em 2006 e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).A disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela conquista do espaço foi grande e rendeu avanços científicos e tecnológicos. Mas quem saiu na frente foram os russos, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin, que durou uma hor

a e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra. Os americanos conquistaram o espaço em 1962, com John Glenn. Hoje, centenas de pessoas já tiveram o privilégio de ir ao espaço, o que coloca em evidência o avanço do turismo espacial.

Mas o lançamento de foguetes na década de 60 não se restringiu aos americanos e russos, pois - embora pouco divulgado - o Brasil enviou o primeiro foguete ao espaço em 1965, o Nike-Apache, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. O Centro já efetuou mais de dois mil lançamentos e atua como uma das estações rastreadoras dos foguetes Ariane, da Agência Espacial Européia (ESA). Em fevereiro de 1993, o primeiro satélite artificial brasileiro foi colocado em órbita, através do foguete norte-americano Pegasus, para coletar dados ambientais originados em território nacional.

Em entrevista concedida ao sítio da Agência Espacial Brasileira, Marcos Pontes diz que não existe uma escola brasileira para formação de astronautas porque a infraestrutura necessária para esse tipo de treinamento é muito complexa e cara, tornando a criação de tal escola economicamente não interessante ao Brasil. Mas o jovem que sonha em se tornar um deve ter, no mínimo, 25 anos e ter ensino superior.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-do-astronauta-09-de-janeiro.html#ixzz1iuFiySpt

Nenhum comentário:

Postar um comentário