> TABOCAS NOTICIAS : 06 DE JANEIRO

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 DE JANEIRO

DIA DE REIS - FOLIA DE REIS - SANTOS REIS - 06 DE JANEIRO

No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis.

Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e "Magnificat", pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.

A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.

Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.

DIA DA GRATIDÃO - 06 DE JANEIRO

Gratidão, nada mais é que ter a consciência de que alguém nos fez muito bem e querer retribuir de alguma forma tal bem. A gratidão compreende sentimentos de fraternidade e companheirismo, mesmo que momentâneos, mas nunca abrange a submissão. Ser grato é ter um sentimento horizontal e nunca vertical.

A gratidão é um sentimento que se frutifica, quando se quer viver em rede, é uma emoção espontânea, nem sempre ligada a favores. Mas é um sentimento reconhecido e pregado em todas as religiões.

Agradecer a vida, agradecer a saúde, agradecer a roupa, agradecer o carro, agradecer o motorista do ônibus, agradecer o dinheiro, agradecer o garçom, agradecer o lixeiro, agradecer o mecânico, agradecer o médico, agradecer o chefe, agradecer o colega de trabalho...

A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonjas ou bajulação: com servilismo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/11/dia-da-gratidao-06-de-janeiro.html#ixzz1idZeglta 

DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO - 06 DE JANEIRO

 
Foi o cientista italiano Della Porta que publicou uma descrição detalhada da câmara e de seus usos, também no século XVI. Um compartimento vedado à luz, com um orifício de um lado e voltado para uma parede pintada de branco. Com a entrada da luz, cujos raios passavam para o interior da câmara, o objeto que era posto diante do orifício tinha sua imagem projetada na parede branca, de forma invertida. O astrônomo Kepler a utilizava para desenhos topográficos, no século XVII; o jesuíta Kircher, na mesma época, a descreveu e utilizou para seus desenhos.

Observando através de uma câmara escura

O uso da câmara escura para observar eclipses solares foi difundido através dos séculos. Um princípio, é inegável, foi fundamental nessa arte: o da observação, fosse da natureza, fosse de objetos estáticos, através de uma câmara escura. O conhecimento desse princípio ótico é atribuído a um chinês de nome Mo Tzu, no século V, e até ao filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.). Consta que este último teria feito suas constatações (do efeito dos raios solares ao passar por entre as folhas de uma árvore, projetando-se no solo), ao observar o eclipse parcial do sol.

Existe um primeiro desenho da câmara escura encontrado nas anotações de Cesare Cesariano, discípulo do pintor Leonardo da Vinci no século XVI. O próprio pintor a descrevia em suas notas, como auxiliar para os desenhos e pinturas.

Pesquisas com compostos de prata foram importantes para a fixação das imagens. Schulze, um professor de Anatomia do século XVIII, deu sua contribuição quando notou, por acaso, em meio as suas experiências, que um vidro contendo ácido nítrico, prata e gesso se escurecia exposto à luz da janela.

Todos os objetos são sensíveis e se modificam com a luz (ao que chamamos de fotossensibilidade), o que difere é o tempo que levam para modificar-se. Para fixar uma imagem era preciso descobrir um material que se pudesse manipular e que realizasse rapidamente o registro da imagem na câmara escura.

O uso da câmara escura foi sendo difundido e aperfeiçoado através dos tempos. Para a nitidez das imagens refletidas, por exemplo, o veneziano Danielo Barbaro descobriu, ainda no século XVI, que a variação do diâmetro do orifício provocava diferenças na imagem projetada, e inventou o primeiro diafragma.

Egnatio Danti, matemático florentino, aperfeiçoou a utilização de um espelho côncavo para reinverter as imagens. O uso de lentes e espelhos foi sendo aperfeiçoado até que se conseguiu boa projeção da imagem. Agora era fixá-la.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/11/dia-nacional-do-fotografo-06-janeiro.html#ixzz1idZupW1g

Nenhum comentário:

Postar um comentário