> TABOCAS NOTICIAS : " SANTOS "> Operação prende prefeito de cidade do Rio Grande do Norte e mais 8 por corrupção

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

" SANTOS "> Operação prende prefeito de cidade do Rio Grande do Norte e mais 8 por corrupção

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (19) pelo Ministério Público --com apoio da Polícia Militar--, a Operação Mensalão da Vila, no município de Vila Flor, a 70 quilômetros de Natal (RN), com o objetivo de desarticular um grupo acusado de recebimento de propina. Foram presos o prefeito da cidade, Grinaldo Joaquim da Silva (PHS); o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Francisco da Silva; o secretário de obras João Felipe de Oliveira; o ex-secretário municipal de administração Antônio Ivanaldo de Oliveira e mais cinco vereadores.

Eles podem responder por crimes de corrupção e contra a administração pública. A operação deu cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão e a nove mandados de prisão preventiva. Foram cinco meses de investigação para que o Ministério Público Estadual conseguisse desarticular o esquema amplo de pagamento de vantagens indevidas a grande parte dos vereadores da cidade, uma das menores do Rio Grande do Norte.

De acordo com o MP, com o pagamento do mensalão, os vereadores se comprometiam a aprovar matérias de interesse do Executivo. Os vereadores também se omitiam quando o assunto era fiscalização dos atos do prefeito. Dentre os benefícios oferecidos estavam dinheiro, vales de combustível e até a oferta de empregos na Prefeitura de Vila Flor.

O Ministério Público contou com a colaboração do vereador Floriano Felinto. O material recolhido será analisado pelos promotores, que prometem oferecer denúncia em tempo hábil.

A reportagem do UOL Notícias tentou, mas não conseguiu localizar os advogados dos acusados. Na prefeitura e na Câmara Municipal de Vila Flor nenhum servidor falou sobre o assunto.Valério Sinésio
Do UOL Notícias, em João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário