> TABOCAS NOTICIAS : Problemas: Fifa está preocupada com Mundial do Brasil-2014

domingo, 18 de dezembro de 2011

Problemas: Fifa está preocupada com Mundial do Brasil-2014

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, afirmou neste sábado em Tóquio que sua organização está preocupada com os problemas nos preparativos do Mundial do Brasil-2014 e que ele mesmo seguirá este tema muito de perto.
"O Comitê Executivo está preocupado", declarou ao ser perguntado sobre os preparativos do torneio e sobre os temores que parecem ter surgido em relação ao cumprimento do calendário e dos prazos previstos.
O organismo que rege o futebol mundial afirmou que foram recebidos informes positivos sobre o ritmo de construção dos estádios, mas não sobre outras garantias governamentais de apoio ao evento, razão pela qual no próximo ano haverá uma reunião com autoridades políticas brasileiras.
"Estamos envolvidos neste tema", indicou o secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, que já demonstrou sua preocupação sobre o assunto em um discurso no início de novembro na Câmara de Deputados brasileira, em uma visita a Brasília.
"Claramente, o Brasil não está adiantado nos preparativos do Mundial", disse em Tóquio, citando como principais problemas a falta de infraestruturas, entre elas um novo aeroporto, e a situação do transporte e das estradas.
Segundo um relatório da Fundação Getúlio Vargas e da consultora Ernst & Young, o Brasil precisa de mais 11 bilhões de dólares de investimento para renovar suas estradas, aumentar sua capacidade hoteleira, reforçar a segurança e desenvolver sua rede de telecomunicação, antes do Mundial.
As autoridades brasileiras estão em uma corrida contra o relógio para construir ou reformar doze estádios a tempo para o grande evento, e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, afirmou recentemente que o calendário previsto será cumprido.
Blatter e Valcke compareceram perante a imprensa após a reunião do Comitê Executivo em Tóquio, evento que coincide com a disputa no domingo em Yokohama da final do Mundial de Clubes, entre o espanhol Barcelona e o brasileiro Santos.
Valcke havia lançado um sério aviso em novembro, em Brasília, perante a comissão da Câmara dos Deputados que estuda o projeto de lei que regulará a Copa do Mundo de 2014.
"Estamos atrasados, não podemos perder nem mais um dia. Viajar no Brasil não é fácil. Dirigir em São Paulo, ir de um lado para o outro, é um pesadelo. Sair do aeroporto leva meio dia, isso não pode acontecer" durante a competição, alertou Valcke na ocasião. Da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário