> TABOCAS NOTICIAS : NATAL - NASCIMENTO DE JESUS - 25 DE DEZEMBRO

domingo, 25 de dezembro de 2011

NATAL - NASCIMENTO DE JESUS - 25 DE DEZEMBRO

Natal

Originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, o Natal é Comemorado anualmente em 25 de dezembro, tendo sido adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. Centro dos feriados de fim de ano da temporada de férias, o Natal é, no Cristianismo, o marco inicial do nascimento de Jesus.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Mesmo sendo um feriado cristão, o Natal é mundialmente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado, incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o
O nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes, denominado "o Grande". Segundo a Bíblia, antes de morrer, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos de idade, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela" aos magos. (Mateus 2:1, 16-19 - Era seu desejo se livrar de um possível novo "rei dos judeus").
Natal - Presépio

Ainda, segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, o imperador Octávio César Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa. Deste modo, fica claro que não seria um recenseamento para fins tributários.

Este primeiro recenseamento fora ordenado quando o cônsul Públio Sulplício Quirino, governador da província romana da Síria (Lucas 2,1-3). As evidências apontam que nessa ocasião, Quirino fosse um comandante militar em operações na província da Síria, sob as ordens diretas do Imperador.

A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogénito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles no alojamento, ou seja, não havia divisões disponíveis na casa que os hospedava.

Maria necessitava de um local tranquilo e isolado para o parto (Lucas 2:4-8). Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus, os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos "durante as vigílias da noite". Os rebanhos saíam para os campos em Março e recolhiam nos princípios de Novembro.

A vaca e o jumento junto da manjedoura conforme representado nos presépios, resulta de uma simbologia inspirada em Isaías 1:3 que diz: "O boi conhece o seu possuidor e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não têm conhecimento, o meu povo não entende". Não há nenhuma informação fidedigna que prove que havia animais junto do recém-nascido Jesus. A menção de "um boi e de um jumento na gruta" deve-se também a alguns Evangelhos Apócrifos.
A Estrela de Belém e a visita dos Reis Magos

Após o nascimento de Jesus em Belém, chegaram do Oriente a Jerusalém uns magos guiados por uma estrela que, segundo a descrição do Evangelho de Mateus, anunciou o nascimento de Jesus e levou os Três Reis Magos ao local onde Jesus se encontrava.

Os "magos", que vinham do Leste de Jerusalém, não eram Reis. Julga-se que terá sido Tertuliano de Cartago, que no início do 3.º Século terá escrito que os Magos do Oriente eram reis. O motivo parece advir de algumas referências do Antigo Testamento, como é o caso do Salmo 68:29: "Por amor do Teu Templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes."

Os "magos" seriam sacerdotes astrólogos, talvez seguidores do Zoroastrismo. Eram considerados "sábios" e por isso, conselheiros de reis. Podiam ter vindo de Babilónia, mas não podemos descartar a Pérsia (Irã). São Justino, no 2.º Século, considera que os Magos vieram da Arábia. Quantos eram e os seus nomes, não foram revelados nos Evangelhos canónicos. Os nomes de Gaspar, Melchior e Baltazar constam dos Evangelhos Apócrifos.

Deduz-se terem sido 3 magos, em vista dos 3 tipos de presentes. Tampouco se menciona em que animais os Magos vieram montados. Outro fator muito importante tem a ver com a existência de uma grande comunidade de raiz judaica na antiga Babilónia o que, sem dúvida, teria permitido o conhecimento das profecias messiânicas dos judeus e a sua posterior associação de simbolismos aos fenômenos celestes que ocorriam. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/natal-nascimento-de-jesus.html#ixzz1hVP3YehT

Nenhum comentário:

Postar um comentário