> TABOCAS NOTICIAS : "NÃO DEU CERTO">Mulher sofre queimadura durante sessão de bronzeamento

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"NÃO DEU CERTO">Mulher sofre queimadura durante sessão de bronzeamento

Uma mulher de 25 anos de idade pagou R$ 59 para se submeter a um bronzeamento natural em um salão de beleza de Campo Grande e acabou hospitalizada com queimaduras de primeiro grau na barriga. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon).
A polícia investiga se houve negligência no procedimento ou se foram aplicados produtos químicos inapropriados na paciente. Procurada pelo UOL Notícias, adona do salão de beleza ainda não quis se manifestar.
Por conta do caso, a vigilância sanitária municipal suspendeu o atendimento no setor de estética do salão, informou a chefe do Serviço de Fiscalização de Estabelecimento de Saúde de Campo Grande, Tânia Carla Micnoz.
Tânia disse a UOL Notícias que o órgão inspecionou duas vezes o salão neste dezembro. Em uma delas, a dona da empresa tinha sido advertida por não possuir habilitação para atuar na área estética e, sim, apenas em cortes de cabelo.
A empresária ficou de apresentar documentos que comprovassem a sua habilitação, mas isso não aconteceu. A servidora informou que, pela regra, uma profissional pode agir em atividades de estética se tiver frequentado cursos desenvolvidos em, no mínimo, 1.260 horas.
Desmaio
A mulher disse na delegacia que ela e a irmã foram ao salão de beleza no dia 24, véspera de Natal. Segundo ela, uma funcionária do salão teria passado cremes estéticos no corpo da paciente e pedido a ela que ficasse exposta ao Sol, em uma maca nos fundos do prédio.
Após a sessão, a mulher foi para casa, onde, à noite, passou mal, sofreu desmaio e teve de ser levada para uma unidade de saúde, onde o médico constatou a queimadura de primeiro grau. Ela passou a noite sob cuidados, sendo liberada no dia seguinte. A irmã dela, que também foi submetida ao tratamento, nada sofreu.
Tânia Micnoz disse ter enviado um comunicado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) onde questiona se o bronzeamento natural é restrito ou se existe alguma recomendação especial para a sua aplicação. “É uma coisa nova por aqui, por isso pedi informações sobre o procedimento”. Ela recordou que a Anvisa proibiu em 2009 a prática do bronzeamento artificial no país. Celso Bejarano -Do UOL Notícias, em Campo Grande (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário