> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: UPA 24H> MAIS UM ELEFANTE BRANCO?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ITAPETINGA-BA: UPA 24H> MAIS UM ELEFANTE BRANCO?

A UPA 24H ficou pronta há mais de três meses, mas o município não tem dinheiro para equipá-la e contratar profissionais das áreas médica e administrativa. Um verdadeiro 'presente de grego' do Governo Federal. Foto SUDOESTE HOJE
Anunciada aos quatro ventos como como a maior realização do prefeito, no campo da saúde, a UPA 24 Horas, que é uma obra do Governo Federal, ficou pronta há mais de 3 meses, mas continua fechada. Para entrar em pleno funcionamento e receber os repasses do Ministério da Saúde, é preciso que o município adquira todos os equipamentos hospitalares, contrate médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, indispensáveis às atividades de urgência e emergência médicas que lá serão desenvolvidos, dias e noite.
É justamente neste aspecto a grande dificuldade encontrada pelo município. Para equipar a Unidade de Pronto Atendimento, os custam giram em torno de um milhão de reais, importância que o município não dispõe, nem efetuou a necessária previsão orçamentária para o atual exercício.
Pelo porte da UPA de Itapetinga, serão necessários dois médicos em regime de plantão de 24 horas, diariamente, o que torna obrigatário a contratação de 14 médicos plantonistas, para cobrir uma semana de trabalho, isto sem falar na enorme quantidade de auxiliares, todos em regime de plantão.
A construção e instalação da UPA é, sem sobra de dúvidas, uma extraordinária conquista na área de saúde para o nosso município, caso ela venha a funcionar plenamente, o que é pouco provável se levarmos em consideração o lamentável desempenho do governo municipal na gestão de projetos de menor complexidade, como os pequenos PSFs, que vivem praticamente fechados, sem médicos, enfermeiros e medicamentos, para atender à população pobre dos bairros periféricos.
Outro aspecto em desfavor da gestão da saúde pública no município, é a sua enorme incapacidade em contratar bons profissionais na área médica, que relutam em vir para Itapetinga, com receio de não receberem seus salários em dia, como vem acontecendo com o anestesista do HCR, ‘disponibilizado’ pela prefeitura, que volta e meia ameaça rescindir o seu contrato com o município, devido aos constantes atrasos nos seus vencimentos.
A UPA está prontinha, bonita, mas corre o risco de não vir a funcionar plenamente, por falta de gestores capacitados e recursos para equipá-la. Que ela será ‘inaugurada’ com muita propaganda e foguetório, ninguém tem a menor dúvida, mas o seu funcionamento, com certeza, será do tipo meia boca, marca registrada da atual administração.
Não foi à toa que inúmeros municípios de maior porte que Itapetinga não aceitaram este verdadeiro ‘presente de grego’ do Governo Federal. Por DAVI FERRAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário