> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Fundação Marimbeta premia jovens no campeonato de digitação

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ITABUNA-BA: Fundação Marimbeta premia jovens no campeonato de digitação

Mais de 30 crianças integrantes dos sítios 1 – bairro Antique, 2 – bairro Fonseca, 3 – São Pedro e 5 – Nova Ferradas, da Fundação Marimbeta participaram do 4º Campeonato de Digitação Inter-Sítios, que premiou nesta quarta-feira (30) com um computador para o 1º lugar, um MP3 para o 2º, um Pen Drive - 4 Gigas para o 3º e um lanche Big Mak para o 4º colocado. O evento fez parte das comemorações dos 24 anos da instituição, que promove o desenvolvimento social de 1.048 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 18 anos incompletos.
Dentre os cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição, os jovens têm a oportunidade de aprender os princípios básicos de informática e digitação. Visando incentivar a prática dessas habilidades foi lançado o desafio e durante todo o ano, eles passaram por uma competição interna, em todas as unidades da fundação, que elegeu os oito melhores no geral, e em seguida os quatro primeiros colocados na final.
Para Alberto Ribeiro Batista dos Santos, de 15 anos – 1º colocado, a premiação chegou no melhor momento, pois ganhou o seu primeiro computador, que sua mãe não tem condições de comprar. O jovem representou o Sítio 5, do bairro Nova Ferradas e participa do projeto três anos.
A segunda colocada foi Andreza de Jesus Souza, de 16 anos. O terceiro lugar ficou com Anderson Santana dos Santos, de 14 anos, integrante do Sítio 5, que garantiu o seu primeiro Pen Drive e a última colocação foi da jovem Paloma Alcântara Lopes, de 13 anos, que participa das atividades desenvolvidas no Sítio 2.     
Para o funcionamento adequado das suas unidades, a Marimbeta vem contando com o apoio de empresas da cidade, que ajudam a instituição, com doações. O Banco do Brasil, por exemplo, é um dos principais patrocinadores da instituição, pois doou um computador e desde a primeira edição do campeonato vem fortalecendo a parceria para a realização do evento.

24 anos

Paralelo as atividades de premiação do campeonato, o momento foi também de homenagens a Fundação Marimbeta, que completou 24 anos nesta quarta-feira (30). De acordo com o presidente da instituição, Dinailson Oliveira, a Fundação tem muito a comemorar, “porque atualmente está inserida na periferia da cidade, e de acordo com pesquisas, onde tem uma unidade da Marimbeta, foi possível reduzir o número de crimes, de assaltos e de adolescentes no mundo das drogas”, frisou.
A Fundação oportuniza atualmente, a 1.048 jovens, dos 7 aos 18 anos, das cinco unidades, cursos de artesanato, arte verde, capoeira, balé, teatro, informática, esporte em geral. Além dessas atividades, crianças e adolescentes têm direito a todas as refeições diárias, que é fiscalizado por uma nutricionista. Um dos requisitos para participar do projeto é estar matriculado na Rede Municipal de Ensino em Itabuna.
Investimento
No dia em que a Fundação completou 24 anos foi firmado uma parceria com o presidente da Organização Não-Governamental Italiana, Bruno Cattoni, que vai investir o valor de R$ 180 mil na construção de uma padaria no Sítio 1, no bairro Antique. O estabelecimento vai gerar emprego e renda para as comunidades do entorno, além de ajudar na manutenção da padaria, que venderá seus pães para a Prefeitura Municipal da cidade. Texto: Viviane Cabral  Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário