> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Atleta apoiada pela Ficc conquista mais um troféu

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ITABUNA-BA: Atleta apoiada pela Ficc conquista mais um troféu

A atleta Eliene Souza Soares, que faz parte da Associação Itabunense de Atletismo (AIA), conquistou mais um troféu para a cidade de Itabuna. Dessa vez, ela participou da 4ª Volta da Lagoa em Vitória-ES que aconteceu no último dia (18), onde percorreu 21 km na categoria geral feminino, ficando em quinto lugar.
Apoiada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Eliene vem se revelando no atletismo e participando de várias competições pelo Brasil, a exemplo da Corrida de São Silvestre em 2010, quando conquistou o 2º lugar (na categoria 40/44 anos); a Meia Maratona em Vitória-ES levou o 1º lugar (categoria 40 a 44 anos) e 10º lugar (geral); a 13ª Volta da Pampulha-MG onde concorreu com cerca de 300 mulheres ficou em 3º lugar (categoria 40/44 anos) e a XXVI edição da Corrida Duque de Caxias, uma das mais tradicionais provas do atletismo nacional, em 2º lugar (categoria 40/44 anos).
Contente com as vitórias alcançadas, ela destaca o apoio que tem recebido da FICC durante as competições. ”Agradeço a Ficc pelo apoio, pelo incentivo e a ajuda, além da Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Esportes que sempre dá dando apoio aos atletas com material e uniforme”, diz.
Para a presidente da Fundação, Sandra Ramalho, o incentivo ao esporte é uma das formas de promover a cidadania. ”É um orgulho para a Ficc apoiar pessoas como Eliene, porque sempre está trazendo troféus e levando o nome de Itabuna por onde passa”, afirma. Mesmo sendo nativa de Jequié, a atleta se considera cidadã itabunense, para orgulho da população.
Mesmo tendo o apoio de instituições como a Ficc e Prefeitura de Itabuna, Eliene comenta que os amigos sempre chegam junto quando necessário. Contudo, comenta que na cidade falta incentivo por parte das empresas locais para patrocinar atletas da cidade.
Ela destaca que no campeonato mais recente, apenas ela e o colega itabunense, Nilson José dos Santos, que se classificou em 7º lugar (categoria 40/44 anos), participaram. ”Outras pessoas poderiam estar disputando maratonas como eu. Antes, quando não tinha apoio era estressante, saia arrecadando dinheiro entre os amigos. Recebendo o apoio da Ficc fico mais tranquila”, frisa.
Prática do esporte
Há 10 anos Eliene se dedica ao atletismo.Começou a praticar o esporte por recomendação médica, mas o que ela não imaginava, era se apaixonar pela corrida a ponto de treinar profissionalmente. ”Depois que comecei a correr minha vida mudou. Uni o útil ao agradável.”, frisa. Diariamente ela treina uma hora e meia (média 21 km) e tem acompanhamento de um terapeuta para balancear sua dieta alimentar, quase sempre composta por frutas, legumes e alimentos integrais. ”Preciso correr pelo menos 100 km por semana para obter fôlego e bom rendimento nos campeonatos”, diz.Texto: Karina Lins - Foto: Thiago Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário