> TABOCAS NOTICIAS : E NO BRASIL? Álcool brasileiro terá livre acesso aos EUA em 2012

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E NO BRASIL? Álcool brasileiro terá livre acesso aos EUA em 2012

O mercado os Estados Unidos finalmente vai se abrir para o etanol brasileiro, fabricado a partir da  cana-de-açúcar. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). De acordo com a UNICA, o álcool produzido no Brasil terá terá livre acesso aos EUA em 2012 depois de mais de 30 anos de protecionismo, através de elevadas tarifas contra importações. O país é considerado o maior mercado consumidor de combustíveis do mundo.

Essa liberação da entrada do álcool brasileiro deve-se a legislação americana vigente, que inclui altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. No entanto, com o fim das atividades no Congresso americano em 2011 nesta sexta-feira, não será mais possível qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012.

Para a única, a nova realidade de desobstrução dos EUA para o etanol brasileiro exige o foco em posições voltadas para o futuro por parte dos dois países. “Este é o momento em que Brasil e Estados Unidos, que juntos respondem por mais de 80% do etanol produzido no mundo, devem mostrar liderança e trabalhar juntos para criar um verdadeiro mercado global para o etanol, livre de barreiras tarifárias, a exemplo do que já acontece com o petróleo. Os dois países devem dar o exemplo e incentivar o resto do mundo para que produza e utilize mais etanol”, afirmou o presidente da UNICA, Marcos Jank. De DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário