> TABOCAS NOTICIAS : Descoberta enzima que atua no controle do colesterol

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Descoberta enzima que atua no controle do colesterol

Remédios: descoberta de enzima que atua no controle do LDL pode impulsivar o desenvolvimento de novas drogas (Thinkstock)
Remédios: descoberta de enzima que atua no controle do LDL pode impulsivar o desenvolvimento de novas drogasPesquisadores acabam de descobrir uma enzima que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos contra o LDL, chamado de colesterol "ruim". O estudo foi feito em parceria pelas universidades de Leicester, na Grã-Bretanha, e da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado nos periódicos Genes & Development e no Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).
O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, que, em altas quantidades, está relacionada com algumas condições médicas, como infarto, derrame a aterosclerose (entupimento arterial). O organismo regula seu nível com a produção de receptores de LDL pelo fígado. Essas substâncias se ligam a esse colesterol removendo-o do sangue, para que o nível fique regulado.
Pesquisa – Durante o estuque em questão, os cientistas caracterizaram uma enzima chamada IDOL, que tem um papel fundamental na regulação da quantidade de receptores disponíveis para se ligarem ao LDL. Atuar nessa enzima com drogas seria, então, uma maneira de aumentar os níveis de receptores de LDL presentes no organismo. Assim, seria possível diminuir os níveis do colesterol circulante no organismo.
“Uma droga futura que atue sob o IDOL poderia ser prescrita em conjunto com estatinas, que também controlam os níveis de colesterol ao aumentarem a produção de receptores de LDL”, diz John Schwabe, chefe de Bioquímica na Universidade de Leicester. VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário