> TABOCAS NOTICIAS : CHUVAS EM MINAS GERAIS: Quinze cidades estão em estado de emergência

domingo, 18 de dezembro de 2011

CHUVAS EM MINAS GERAIS: Quinze cidades estão em estado de emergência

O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais subiu de 14 para 15 por conta de estragos causados pela chuva. O último município a decretar foi a cidade histórica de Mariana, localizada na região central do Estado.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a cidade de Florestal, também na região central e a 70 km de Belo Horizonte, foi castigada por chuva que começou na noite desta sexta (16) e perdurou a madrugada inteira.
De acordo com o órgão, o transbordamento do ribeirão do Camarão inundou áreas da parte central da cidade. Ao menos 10 famílias ficaram desabrigadas e foram levadas a uma escola.
Segundo Cássia Pereira, moradora da cidade, a parte baixa da localidade foi a mais afetada. Casas foram inundadas pela força da enxurrada, que também arrastou carros.
O Corpo de Bombeiros informou que 42 bombeiros estão em Florestal. Ainda segundo a corporação, os bombeiros fazem resgate de pessoas ilhadas com auxílio de barcos e contam com apoio de um helicóptero da corporação.
De acordo com o vice-prefeito da cidade, a chuva, apesar de contínua, não foi forte, o que levanta a suspeita de que alguma barragem tenha se rompido em outra localidade e avolumado as águas do ribeirão.
‘Isso nunca aconteceu aqui, foi a primeira vez. Nós estamos em contato com o governo estadual para que essa hipótese seja investigada”, salientou Herbert de Oliveira.
Ainda segundo ele, o prefeito vai decretar situação de emergência no município.
Oliveira informou ter sido montada uma base de apoio na prefeitura municipal, onde, com o apoio de homens do Corpo de Bombeiros, recebem relatos de ocorrências relativas aos danos e providenciam ajuda aos moradores.
Conforme boletim da Defesa Civil Estadual, em razão do novo período de chuvas, que se iniciou em outubro deste ano, 2 pessoas morreram, 30 ficaram desabrigadas, além de 459 desalojadas em Minas Gerais.
Ao todo, 38 casas foram destruídas e 1.409 apresentaram danos estruturais. O informe ainda traz que seis pontes ruíram e oito estão com avarias.
Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), decretou situação de emergência na capital mineira em razão dos estragos provocados pela chuva na última quinta-feira (15). Parte dos belo-horizontinos ainda se recupera de uma situação caótica em que se transformou a cidade nesse dia. Ruas e avenidas foram inundadas, várias árvores caíram, construções e muros desabaram, ou estão na iminência de ruir, além de um trânsito que ficou completamente congestionado em várias áreas do município. Rayder Bragon / Do UOL Notícias, em Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário