> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL> Trabalhadores do setor aéreo vão à Justiça por aumento de salário

domingo, 18 de dezembro de 2011

BRASIL> Trabalhadores do setor aéreo vão à Justiça por aumento de salário

A Justiça do Trabalho agora é o palco da discussão entre empresas e trabalhadores do setor aéreo, que ameaçam fazer uma greve geral no dia 22 de dezembro por aumento de salário. O TST (Tribunal Superior do Trabalho) mediará, na próxima segunda-feira (19/12), às 13h30, a primeira audiência de conciliação e instrução do dissídio coletivo instalado pelos aeroviários e aeronautas contra o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).
Os trabalhadores alegam que as empresas estão sendo intransigentes nas negociações salariais. A categoria pede reajuste de 13%, mas as companhias aéreas oferecem 3%. No documento enviado ao TST, os sindicatos que representam as duas categorias anexaram um estudo que mostra que, nos últimos cinco anos, o setor aéreo cresceu, em média, 15,37% ao ano. Já os trabalhadores, segundo o estudo, receberam aumento real de 7,79% no período.
A legislação determina que sejam feitas audiências de conciliação antes do julgamento de dissídios coletivos. Caso haja acordo, o processo é encerrado. Se não houver entendimento, o dissídio vai a julgamento na Sessão de Dissídios Coletivos do TST, formada por nove ministros. De http://ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário