> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Chuva deixa 47 cidades em situação de emergência em Minas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BRASIL: Chuva deixa 47 cidades em situação de emergência em Minas

Minas Gerais já registra 47 municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas, que nos últimos 60 dias deixaram dois mortos e 32 feridos no estado. A Defesa Civil de Minas Gerais alertou para chuvas volumosas nas próximas 24 horas nas regiões Norte, Centro e Leste do estado. Nos 96 municípios atingidos, quase 10 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas; 45 pontes e 2.416 casas foram destruídas pelas águas.
Há previsão de chuva forte também no Espírito Santo e no Norte do Rio hoje.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, diz que as áreas de instabilidade na região Sudeste vão enfraquecer nesta sexta-feira e no sábado, mas ainda podem ocorrer pancadas moderadas a fortes. A partir do domingo, 1º de janeiro, estão previstas chuvas intensas e persistentes sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, inclusive as capitais.
 Seca deixa 13 cidades catarinenses em emergência
 Em Santa Catarina, o problema é a estiagem no Oeste do estado, que afeta 100 mil pessoas. Dos 19 municípios que relataram problemas causados pela seca, 13 decretaram situação de emergência - Coronel Freitas, Iraceminha, Planalto Alegre, São Carlos, Passos Maia, Ponte Serrada, Anchieta, Guarujá do Sul, Ouro Verde, São Miguel da Boa Vista, Sul Brasil, São José do Cedro e Saudades.
Na próxima semana. vários órgãos do governo do estado e entidades que integram o Grupo de Ações Coordenadas vão se reunir para discutir medidas para enfrentar o período sem chuva. A intenção do governo é que a região priorize culturas mais resistentes à seca e diversifique as lavouras, evitando a concentração de prejuízos. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário