> TABOCAS NOTICIAS : Aposentados receberão segunda parcela do décimo hoje - 01/12

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aposentados receberão segunda parcela do décimo hoje - 01/12

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir o valor da segunda parcela do 13º salário.

Cerca de 24,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o País irão receber o benefício.

O Ministério da Previdência começa a depositar o dinheiro amanhã, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo do INSS.

Recebem nessa data aqueles que têm cartão de pagamento de final 1 e 6. Na sexta-feira é a vez dos que têm cartão de fim 2 e 7. No dia 5 recebem aqueles com cartão de pagamento com final 3 e 8, e assim por diante.

Sistema

Os segurados que ganham um salário mínimo começaram a receber no dia 24. Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato.

A primeira parcela do 13º salário foi paga no fim de agosto, sem o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem paga o imposto. Agora, nesta segunda parcela, o desconto do IR será calculado sobre o valor total do 13º. Quem começou a receber o benefício neste irá receber o 13º proporcional.

SERVIÇO

É possível verificar o valor da parcela no extrato do benefício, disponível no site da Previdência www.previdencia.gov.br

Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato. A senha pode ser solicitada pessoalmente em um posto do INSS, após agendamento.

No caso do trabalhador que foi contratado após 16 de janeiro, o benefício será proporcional, sendo 1/12 do salário para cada mês trabalhado -lembrando que o período de 15 ou mais dias, pela legislação brasileira, é considerado mês integral.

Para saber o valor correto, basta dividir o salário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano. Assim, se um trabalhador foi contratado no dia 10 de maio, ele terá direito a 8/12 do salário como 13º.

Haverá isenção de IR se o valor integral do 13º salário for igual ou menor que R$ 1.566,61.Com informações da Previdência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário