> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE DEZEMBRO

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

12 DE DEZEMBRO

12 de Dezembro – Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

No século XVI ocorreu a comovente aparição da Virgem Maria, no México. Os videntes foram os índios convertidos: João Diego, com cinquenta anos, e seu velho tio João Bernardino. Tudo ocorreu em dezembro de 1531. No domingo dia 09, o tio estava muito doente, e João Diego teve de ir sem a esposa assistir a missa na paróquia próxima da Cidade do México. Caminhava apressado no alto da montanha quando ouviu um canto celestial de pássaros e em seguida viu aparecer a Virgem Maria.
Ela instruiu o humilde índio para transmitir seu pedido ao Bispo. Naquele local desejava que fosse construída uma capela em sua honra. Mas o sacerdote não manifestou confiança. Na segunda aparição a Virgem solicitou ao índio que reforçasse seu pedido junto ao Bispo. Desta vez, ele respondeu que não podia erguer a capela sem uma prova de que a “Senhora das aparições” era de fato a Mãe de Deus.
No dia seguinte, 12 de dezembro, João Diego recebeu a notícia que seu tio estava morrendo. E Maria apareceu pela terceira vez. Ela o tranquilizou dizendo que seu tio estava curado. Depois mandou que colhesse as rosas no alto da montanha e as levasse ao Bispo, em seu nome. João Diego obedeceu. O Bispo pediu que ele abrisse o manto e diante de todos o milagre aconteceu. As rosas caíram no chão e no manto surgiu a bela imagem da Virgem, como o índio descrevera antes, que ficou impressa. Emocionado, o Bispo acompanhou o feliz vidente à casa do tio João e o encontraram de pé com aspecto saudável. O velho índio informou-os que Nossa Senhora lhe aparecera e se apresentara como “coatlaxopeuh”, que no dialeto asteca significa “aquela que esmaga a serpente” e se pronuncia “quatlasupe”.
A notícia do milagre se propagou rápido entre as nações indígenas do México e dos outros países da América Latina, e logo foi erguida uma igreja na montanha de Tepyac e durante os séculos foi sendo ampliada até chegar na atual Basílica Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Fonte: Portoweb 

BELO HORIZONTE - ANIVERSÁRIO 12 DE DEZEMBRO

.
Turismo de Belo Horizonte

Nas redondezas de Belo Horizonte encontram-se parques de grande riqueza natural como o Parque das Mangabeiras, localizado a 6 km de distância da cidade, na Serra do Curral. Além de riachos e fontes naturais, o parque tem também um anfiteatro aberto e facilidades para esportes. Próximo à Serra do Curral, ainda no âmbito da região metropolitana de Belo Horizonte, encontra-se a reserva natural de Mata do Jambreiro, área de 912 hectares, com vegetação típica da Mata Atlântica, onde vivem mais de 123 espécies de pássaros e dez espécies diferentes de mamíferos.

Principais Pontos Turísticos

Casa do Baile

A Casa do Baile foi inaugurada em 1943. Ali funcionava um dancing popular. Com a desativação do Cassino, a Casa do Baile acabou fechando as portas em 1948. A construção circular, que fica numa ilha artificial, possui uma pitoresca ponte de onze metros e chama a atenção pelas formas sinuosas das fachadas, que sugerem quase uma continuidade da Lagoa.

Centro de Cultura

A construção distingue-se na cidade como um do poucos exemplares da arquitetura neogótica, de inspiração portuguesa. Construído em 1914, para abrigar o Conselho Deliberativo da Capital, primeiro órgão legislativo municipal, e a Biblioteca Pública Municipal, o edifício tem rica decoração externa e interna. O prédio tombado passou por uma reforma para sediar o Centro de Cultura Belo Horizonte, inaugurado em 1997, com o objetivo de ser um espaço voltado à cultura.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/aniversario-de-belo-horizonte-12-de.html#ixzz1gH64FkKN

Nenhum comentário:

Postar um comentário