> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE DEZEMBRO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

09 DE DEZEMBRO

DIA DO FONOAUDIÓLOGO - 09 DE DEZEMBRO

 
Atuando em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde, escolas e instituições especializadas, o fonoaudiólogo trata as disfunções da fala e escrita e desempenha importante papel na integração social de pessoas com tais deficiências.

Pode também auxiliar profissionais que precisam da voz para executar determinadas atividades como professores, políticos, locutores e artistas, além de elaborar programas de redução de ruído em fábricas e indústrias e reeducar músculos da cabeça e pescoço de portadores de aparelhos dentários.

Profissão - Regulamentação

Quem cuida dos distúrbios da fala, audição, escrita, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana é o fonoaudiólogo - profissional da área de saúde com formação superior em Fonoaudiologia.

A profissão foi regulamentada no Brasil em 9 de dezembro de 1981 através da lei no 6.965, daí a razão da escolha da data para homenagear os fonoaudiólogos.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz são as especialidades reconhecidas na profissão e, conseqüentemente, áreas de atuação do fonoaudiólogo.

Onde estudar

O curso superior em Fonoaudiologia tem duração média de quatro anos e disciplinas básicas da área de Medicina, Psicologia e Pedagogia. Além de matérias específicas da área de Matemática e Física, e aulas de Fonética e Lingüística.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-fonoaudiologo-09-de-dezembro.html#ixzz1fzOmBsSh 

DIA DO ALCOÓLICO ANÔNIMO RECUPERADO - 09 DE DEZEMBRO

 
O alcoolismo

O alcoolismo é uma doença. O alcoólico não pode controlar seu modo de beber, pois o corpo e a sua mente (ou emoções) estão doentes. Se o alcoólatra não parar de beber, o vício ficará cada vez pior.

Sintomas do alcoolismo

Nem todos os viciados têm os mesmos sintomas, mas muitos - em diferentes estágios da doença - acham que só o álcool os deixa seguros de si e à vontade com outras pessoas; frequentemente querem "só mais uma" no fim de uma festa; ficam contentes com as oportunidades de beber e pensam muito nisto; embebedam-se, apesar de ter planejado o contrário; tentam controlar as bebedeiras, pela mudança dos tipos de bebida, fazendo paradas forçadas ou promessas; mentem sobre a quantidade que beberam; escondem garrafas; bebem no trabalho (ou na escola); sozinhos; têm apagamentos; bebem de manhã para curar a ressaca, sentimentos de culpa e angústias; comem pouco ou mal e se tornam subnutridos; ficam com cirrose hepática; tremem violentamente, têm alucinações ou convulsões, quando é retirada a bebida.Volte sempre:http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-alcoolico-anonimo-recuperado-09.html#ixzz1fzP55kMv

Nenhum comentário:

Postar um comentário