> TABOCAS NOTICIAS : 01 DE DEZEMBRO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

01 DE DEZEMBRO

DIA MUNDIAL LUTA CONTRA AIDS - 01 DE DEZEMBRO

A Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu a data de 1º de dezembro - A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
O vírus HIV, agente causador da AIDS, foi descoberto em 1979 pela equipe do professor Jean Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, na França, e sua sigla, em inglês, significa Human Immunodeficiency Virus, ou seja, Vírus da Imunodeficiência Humana.
Já a AIDS quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida que, palavra por palavra, nos fala o seguinte: Síndrome, por ser uma combinação de sintomas e sinais físicos; Imunodeficiência, por debilitar o sistema imunológico; e Adquirida, por não ser natural da pessoa, mas vindo de fora e penetrando no organismo.
No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, devemos parar para refletir um pouco, procurando caminhos que ajudem a evitar a propagação do vírus, combatendo, assim, uma doença ainda pior: o preconceito. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-mundial-luta-contra-aids-01-de.html#ixzz1fKmRnjLd 

DIA DO IMIGRANTE - 01 DE DEZEMBRO (OU 25 DE JUNHO?)

Existem controvérsias quanto à verdadeira data em que se dá o Dia do Imigrante. Em alguns sites ou blogs, informa-se como sendo a data, dia 1 de dezembro. Em outros, diz-se o dia 25 de junho como sendo o Dia do Imigrante.
Acredito haver forte motivo para que seja comemorado dia 25 de junho, por se tratar do encerramento da Semana da Imigração Japonesa, que se inicia em 18 de junho...
A Lei
Instituído no Brasil em 1957 através da lei 30.128, o Dia do Imigrante é comemorado no dia 25 de junho, quando se encerra a semana das festividades iniciadas em 18 de junho, com o Dia da Imigração Japonesa.
Em todo o mundo a imigração sempre aconteceu e continuará acontecendo, principalmente após a globalização, onde as pessoas podem se comunicar via Internet ou satélite, com outras pessoas de lugares distantes.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-imigrante-01-de-dezembro-ou-25.html#ixzz1fKmuShxF 

DIA DO NUMISMATA - 1 DE DEZEMBRO

A idéia de escolher uma data para Dia do Numismata, surgiu em uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934. De posse desta idéia, diversas consultas foram feitas aos profissionais da área para se estipular a melhor data.
Definiu-se então o 1º de dezembro, por ser o dia em que, no ano de 1822 foi realizada a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil.
Definição
Numismática é a prática de colecionar cédulas, moedas e medalhas, identificando, analisando a composição, catalogando pela cronologia, geografia, história, etc.
Por "moeda" entende-se o dinheiro que circula num país e que pode ser feito de papel, plástico, tecido ou metal. As moedas de metal, por seu lado, podem ser de ouro, prata, cobre, bronze, alumínio, etc.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-numismata-1-de-dezembro-cedulas.html#ixzz1fKnMb9UC

Nenhum comentário:

Postar um comentário