> TABOCAS NOTICIAS : Para chinês, IPI beneficia ‘carroça brasileira’

sábado, 1 de outubro de 2011

Para chinês, IPI beneficia ‘carroça brasileira’

Daniela Milanese *
O Brasil perderá bilhões de dólares de investimentos chineses no setor automotivo depois da elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados, afirmou o presidente da Câmara de Comercio e Indústria Brasil-China, Charles Tang. “Fábricas chinesas deixarão de ser instaladas no País”, previu. “Estamos na porta de uma recessão brutal e o Brasil desperdiça investimentos.”
Presente ao debate promovido pela revista The Economist, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a medida, afirmando que o Brasil estava recebendo um fluxo muito grande de carros importados. “Não quebramos nenhuma regra da OMC”, disse.
Para Lula, as divergências são parte das relações comerciais, mas é preciso buscar regras favoráveis para os dois lados. “Se os dois países vão bem, a tendência é que a relação seja fortalecida.”
Charles Tang disse que não haverá reclamação formal da China na OMC contra o Brasil, mas sim uma conversa entre os dois governos. “Nenhuma fábrica consegue cumprir os 65% de conteúdo nacional logo de início.”
Ele criticou duramente o que chamou de protecionismo e disse que a exigência de conteúdo nacional imposta pelo governo leva ao cancelamento dos planos de inauguração de novas fábricas.
Tang citou que empresas como a JAC Motors, Chery, Foton e Great Wall poderão cancelar investimentos de pelo menos US$ 2 bilhões no Brasil.
O Brasil vai continuar produzindo carroças e vendendo caro para os sofridos brasileiros”, disse. (* Correspondente / Londres)De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário