> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:China se aproxima da América Central e Caribe

sábado, 22 de outubro de 2011

MUNDO:China se aproxima da América Central e Caribe

Navio-hospital da Marinha chinesa visita Cuba e Caribe
(Reuters) - Um navio-hospital da Marinha chinesa chamado Arca da Paz chegou nesta sexta-feira à Baía de Havana, em Cuba, refletindo as boas relações entre os aliados comunistas e a expansão global da China.
A embarcação de 580 pés (178 metros) foi recebida por autoridades navais cubanas em uma cerimônia de chegada tranquila, da qual a mídia internacional não foi convidada a participar.
Marinheiros chineses estavam alinhados no convés do navio branco, que tem cruzes vermelhas pintadas na lateral, enquanto ele entrava na baía histórica da capital cubana e era guiado por rebocadores até o porto. Bandeiras de Cuba e da China estavam estendidas no seu mastro.
A viagem é a primeira missão operacional naval da China para o Mar do Caribe, de acordo com o blog do professor da Faculdade de Guerra Naval dos EUA Andrew Erickson.
De acordo com a agência de notícias cubana Prensa Latina e a mídia chinesa, o Arca da Paz vai ficar em Cuba até quarta-feira, e em seguida vai navegar para Jamaica, Trinidad e Tobago e Costa Rica, em uma viagem de 100 dias conhecida como "Missão Harmoniosa 2011".
A Prensa Latina disse que haveria trocas científicas durante a estadia do navio em Havana, mas não especificou se seria dado tratamento médico à população local, como é frequentemente o caso quando os navios-hospitais param em portos estrangeiros.

A mídia chinesa disse que o navio tem 300 leitos hospitalares, oito salas de operações e 107 trabalhadores de saúde, incluindo médicos e enfermeiros.
Especialistas militares e observadores da China dizem que o navio é uma das maneiras que o gigante asiático está usando sua força e influência para polir sua imagem e atingir outros objetivos políticos, como o aumento do comércio e acesso a matérias-primas.
O Arca da Paz foi lançado há quatro anos, mas está fazendo apenas a sua segunda viagem ao exterior depois de tratar 15.500 pessoas no ano passado em uma viagem ao Golfo de Áden e cinco países africanos e asiáticos.A presença da China na América Latina tem crescido a passos largos nos últimos anos e o país tornou-se um credor de importância fundamental para Cuba.
O governo da ilha deve vários bilhões de dólares para a China, e no início deste ano os dois países assinaram uma série de acordos bilaterais que vão aumentar a participação chinesa na exploração de petróleo em Cuba e em outras áreas da vida cubana.© Por Jeff Franks - Thomson Reuters 2011 All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário