> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO> Programa indiano contra Aids previne 100 mil casos em 5 anos

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MUNDO> Programa indiano contra Aids previne 100 mil casos em 5 anos

DA FRANCE PRESSE
Um programa adotado em seis Estados indianos que concentrou campanhas de promoção do sexo seguro em alguns grupos específicos da população conseguiu prevenir 100 mil infecções por HIV, vírus causador da Aids, em cinco anos, segundo estimativas publicadas na revista "The Lancet".
O projeto chamado Avahan foi lançado em 2003 nos Estados de Andhra Pradesh, Karnataka, Maharashtra, Tamil Nadu, Manipur e Nagaland, usando doações maciças da Fundação Bill e Melinda Gates.

Estes Estados, que juntos têm uma população de 300 milhões de pessoas, tinham as maiores prevalências de infecções pelo vírus HIV da Índia naquela época.
A meta do Avahan foi implementar a prevenção entre prostitutas e seus clientes, homossexuais, usuários de drogas injetáveis e motoristas de caminhão para impedir que o HIV saltasse dos grupos de alto risco para a população em geral.
A tática incluiu o aconselhamento da prática de sexo seguro individual, a distribuição gratuita de preservativos, a substituição de agulhas usadas por esterilizadas, a implantação de clínicas para tratar doenças sexualmente transmissíveis e o trabalho de assistência dentro das comunidades.

"No total, calculamos que 100.178 infecções por HIV tenham sido evitadas na população entre 2003 e 2008 como resultado do projeto Avahan", destacou o estudo.
As estimativas provêm da prevalência do HIV em distritos importantes dos seis Estados onde o projeto foi implantado.
Em geral, a estratégia direcionada --ao contrário do esforço pulverizado, disseminado na população-- foi um sucesso e serviu de lição para os outros países, afirmaram.
A prevenção tem sofrido um declínio nos últimos anos, devido ao sucesso dos medicamentos antirretrovirais, que tratam a infecção, mas não a curam.

Mas especialistas alertam que as drogas sozinhas não são suficientes para fazer a pandemia global recuar. À medida que as taxas de infecção aumentam, sobem também os gastos com os remédios, uma vez que eles precisam ser ingeridos diariamente para o resto da vida.
O projeto Avahan foi lançado na época em que a Índia vivia o temor de que 25 milhões de pessoas pudessem ser infectadas pelo HIV em 2010.
Estas projeções acabaram sendo drasticamente reduzidas. Segundo estimativas, em 2009, o país tinha 2,4 milhões de pessoas vivendo com HIV.
O projeto Avahan recebeu doações da fundação Gates no valor de US$ 258 milhões entre 2003 e 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário