> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO> Navio com tesouro é descoberto no fundo do Atlântico

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MUNDO> Navio com tesouro é descoberto no fundo do Atlântico

 UOL Notícias(EFE).- Os restos de um navio britânico naufragado há quase 100 anos foram encontrados a cerca de 2,5 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, com uma carga de prata estimada em 110 mil libras esterlinas da época (cerca de R$ 32 milhões em valores atuais).
A descoberta foi anunciada em comunicado nesta segunda-feira pela empresa Odyssey Marine Exploration, especializada na localização de destroços em grandes profundidades por meio de submarinos exploradores.
Trata-se do navio SS Mantola, que afundou próximo ao litoral da Irlanda no dia 9 de fevereiro de 1917, quando foi torpedeado pelo submarino alemão U-81 durante a Primeira Guerra Mundial.

Segundo a empresa sediada na Flórida (Estados Unidos), a embarcação partiu carregada com 600 mil onças de prata, quase 19 toneladas. Da quantidade que finalmente foi recuperada, a Odyssey ficará com 80%, como acertou com o Departamento de Transporte do Reino Unido no mês passado.
A companhia prepara agora uma expedição para tentar recuperar a prata que o navio transportava.
Os destroços foram localizados a 160 quilômetros de outro navio descoberto há duas semanas pela mesma companhia, o SS Gairsoppa, afundado em 1941 também por um torpedo alemão e carregado com cerca de 200 toneladas de prata a bordo, "o maior tesouro de metais preciosos já encontrado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário