> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Fidel fala da sujeira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MUNDO: Fidel fala da sujeira

Fidel Castro chama Otan de "brutal" por seu papel na Líbia
HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro condenou nesta segunda-feira a Otan por seu papel na derrubada do líder líbio Muammar Gaddafi, dizendo que a "brutal aliança militar se tornou o mais pérfido instrumento de repressão que a história da humanidade conheceu".
Fidel, de 85 anos, também manifestou indignação pela morte de Gaddafi na semana passada e o tratamento dado posteriormente a seu corpo, dizendo que ele foi "sequestrado e exibido como um troféu de guerra, uma conduta que viola os princípios mais elementares das normas muçulmanas e de outras crenças religiosas".
Os comentários foram publicados na mídia estatal cubana, em uma das colunas de opinião que Fidel escreve desde que ficou doente, cinco anos atrás, e transferiu a presidência a seu irmão mais novo, Raúl Castro, em 2008.
Fidel criticou desde o começo a intervenção da Otan na Líbia e elogiou Gaddafi, seu amigo, por sua resistência.
Ele também qualificou a Otan como um instrumento de seu inimigo ideológico de longa data, os Estados Unidos.
Os comentários de Fidel foram os primeiros vindos de Cuba desde a morte de Gaddafi.
No mês passado, o governo cubano retirou seus diplomatas da Líbia e afirmou que não iria reconhecer o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio ou qualquer governo estabelecido no país com a ajuda da intervenção estrangeira.(Texto da reportagem de Jeff Franks, Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário