> TABOCAS NOTICIAS : Itabuna e Governo Federal agilizam projeto da Barragem do Rio Colônia

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Itabuna e Governo Federal agilizam projeto da Barragem do Rio Colônia

A Prefeitura de Itabuna e o Ministério das Cidades fortalecem a parceria com o propósito de agilizar, de modo emergencial, o projeto da barragem do Rio Colônia, no município de Itaju do Colônia. Durante visita ao prefeito Capitão Azevedo, o assunto foi tratado pelo chefe de gabinete do Ministério das Cidades, Cassio Ramos Peixoto, e o assessor parlamentar João Ubaldo Dantas.
O projeto ganha força na gestão atual, sobretudo com a parceria do deputado Luiz Argôlo, que, juntamente com o ministro Mário Negromonte, viabilizou a vinda dos representantes do Ministério das Cidades, com o intuito de desburocratizar e, principalmente, agilizar as pendências ao andamento do projeto. O prazo para que os entraves sejam removidos se encerra no dia 31 deste mês.
A principal necessidade, segundo João Ubaldo Dantas, é fazer um levantamento junto aos cartórios de registro de imóveis sobre as titularidades das áreas que serão afetadas pela barragem, visando iniciar o processo de desapropriação, que já tem sua área delimitada pelo Governo do Estado. “Já existe o decreto do Estado para a desapropriação, nós teremos apenas que vencer o problema da titularidade para dar prosseguimento”, destacou.
O Assessor do deputado Luiz Argôlo, Josias Miguel, explica que também será preciso desviar a trajetória da estrada que liga Itapé a Itaju do Colônia, além da rede de alta tensão que passa pelo mesmo local. A partir da finalização do processo de desapropriação das áreas, serão aplicados os recursos no valor de R$ 36 milhões para o início das obras.
Azevedo salienta que as obras da barragem irão garantir a regularidade do abastecimento em Itabuna, inclusive possibilitando o fortalecimento do parque industrial do município. “Nós já melhoramos o abastecimento com uma nova captação de água, mas é necessário ampliar a oferta de água, pensando a cidade no longo prazo”, esclarece o prefeito, acrescentando que “a barragem vai garantir por mais de 50 anos o abastecimento de água em nossa cidade e outros municípios da região”.
Parceria
De acordo com Cassio Peixoto, o Ministério das Cidades tem a finalidade de difundir as políticas de programa urbano, saneamento e habitação. “O ministério tem uma atenção especial com relação ao Estado da Bahia e em Itabuna nós já temos algumas ações em andamento, como programa Minha Casa Minha Vida”, citou.Texto e reportagem: Viviane Cabral Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário