> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura intensifica intervenções nos bairros

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ITABUNA-BA: Prefeitura intensifica intervenções nos bairros

Por determinação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que vem escalonando as prioridades para os diversos bairros, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vem implementando em conjunto com a Empresa Municipal de Água e Saneamento uma série de intervenções e obras em diversos bairros como São Pedro, Monte Cristo, Antique e Santa Inês.
        O prefeito Azevedo considera que uma das prioridades de governo tem sido atender aos bairros periféricos, que apresentam uma maior carência de infraestrutura: “Nós temos um projeto de R$ 16 milhões em execução e outro de R$ 36 milhões em andamento no Ministério das Cidades, porque o município tem limitação de recursos e faz a captação de verbas junto ao governo federal, que fica com a maior parte da arrecadação de impostos no país”.
        O prefeito destaca que o governo está concluindo as obras de saneanento, drenagem de águas pluviais e urbanização do bairro São Pedro e “também estamos investindo em outros bairros, que apresentavam sérios problemas com ruas intransitáveis e ganham agora condições de tráfego.” Uma prioridade de governo é a pavimentação e recuperação dos corredores de ônibus melhorando a mobilidade urbana.
        Azevedo acredita que com estas ações o governo garante o respeito à aplicação dos recursos públicos e valoriza ao mesmo tempo o resgate da cidadania, melhorando em contrapartida a própria qualidade de vida da população.
Sedur
Segundo o secretário José Alencar, a Sedur já concluiu o elenco de ações no bairro Monte Cristo, com a terraplenagem de todas as ruas, que ganharam melhores condições de tráfego e mobilidade para a população.
        Ele destaca também a conclusão esta semana das ações no Antique, aonde além do patrolamento das ruas do bairro, vem sendo recuperada a pavimentação asfáltica da avenida Bionor Rebouças.
        A Sedur programa ainda intervenções no bairro Santa Inês com patrolamento de ruas e com o projeto de imprimar para posteriormente pavimentar com asfalto aos corredores de ônibus.
        José Alencar explica ainda, que as intervenções nos bairros mobilizam várias equipes além da patrulha mecânica da Sedur, com o deslocamento de tratores, escavadeiras, caçambas e outros equipamentos de apoio.
Comunidade
O vice-presidente da Associação de Moradores do Antique, Ednaldo Oliveira, destaca que as intervenções realizadas no bairro são resultado de um compromisso assumido pelo prefeito Azevedo junto com as lideranças e os moradores da comunidade, que ganha com a melhoria na rede de esgotos, no abastecimento de água e na infraestrura de 10 ruas.
        Na área, segundo Oliveira, a prefeitura mobilizou equipes da Sedur e da Emasa, além de três máquinas pesadas e cinco caçambas, que estão sendo deslocadas para atender agora à população do Santa Inês.
        O morador Adilson Ferreira dos Passos elogia as intervenções do governo no Antique, cujas ruas estavam intransitáveis e com sérias dificuldades de acesso.
        Já o carroceiro José Batista vê benefícios para toda a comunidade, que ganha com a melhoria dos acessos e da infraestrutura do bairro, além da natural valorização dos imóveis.
        A doméstica Aline Braz lembrou que as intervenções no Antique resolvem problemas que se acumulavam ao longo do tempo, com a eliminação de esgotos a céu aberto, dos canos de água que estouravam com freqüência e “com um trabalho bem feito com terraplanagem e nivelamento das ruas”.Texto: Kleber Torres - Foto: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário