> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Número de professores sem curso superior reduziu

sábado, 15 de outubro de 2011

ITABUNA-BA: Número de professores sem curso superior reduziu

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, é permitido recorrer a um chavão e dizer que a categoria em Itabuna tem o que comemorar. Um dos motivos é o fato de que os profissionais que atuam nas salas de aula do município estão cada vez mais qualificados, além de valorizados.
Nos últimos seis anos, o número de professores sem curso superior de licenciatura foi reduzido quase à metade, graças a um ambicioso e bem sucedido programa de formação continuada. Em 2006, havia 1.017 professores sem licenciatura na rede municipal e hoje esse número caiu para 547. Ainda assim 250 destes estão cursando faculdade, alguns já em fase de conclusão, sendo que a meta da Secretaria Municipal de Educação é ter 85% dos professores da rede com licenciatura até o final de 2012.
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirma que esse é “o maior presente que a gestão municipal poderia dar ao professor e à comunidade de modo geral, que se beneficia muito quando o nível de educação se eleva”. Para Azevedo, “o professor pertence a uma categoria que está entre as mais importantes para o ser humano, pois prepara o cidadão para a vida”.
Além da qualificação, o prefeito menciona a melhoria da remuneração do magistério. Em um feito inédito, o governo concedeu à categoria este ano um reajuste salarial superior ao que havia sido reivindicado pelo sindicato. Foi a maior reposição linear conquistada pelos professores de Itabuna nos últimos anos.
O secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, também aponta avanços no setor e diz que respeito e reconhecimento são palavras-chave na relação entre o governo de Itabuna e os professores. Lisboa cita ações como o projeto Salutar, que visa à melhoria da qualidade de vida dos docentes, e a formação continuada, que se desenvolve durante todo o ano por meio de palestras, cursos e treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário