> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Azevedo quer união para defesa dos direitos da criança e do adolescente

sábado, 22 de outubro de 2011

ITABUNA-BA: Azevedo quer união para defesa dos direitos da criança e do adolescente

“Precisamos unir forças para assegurar a dignidade, a defesa e a promoção dos direitos da criança e do adolescente itabunense”. Assim o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo conclamou os participantes da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira (21) no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O evento esteve centrado no tema “Construindo Diretrizes para o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
Promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a Conferência reuniu gestores da assistência social, operadores de direito, educadores, representantes de instituições e organizações que atuam no atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ao declarar aberta a Conferência, o prefeito fez questão de ressaltar a importância do governo, sociedade e a justiça articularem ações para que sejam coibidas todas as formas de violação dos direitos daqueles que estão mais vulneráveis.
“Neste contexto, o momento de conferência que estamos vivendo tem uma importância primordial. Pois é aqui que irão surgir essas articulações e onde poderão ser identificados esses espaços onde as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à violação dos seus direitos”, argumentou. Azevedo chamou atenção ainda para o atendimento integral às famílias que, na atualidade, estão sofrendo influências nem sempre construtivas no processo de educação dos filhos.
Avanços
O prefeito disse ainda que Itabuna tem registrado avanços na promoção da dignidade das crianças e adolescentes. Porém, acrescentou, tais ações e iniciativas não ganham muita repercussão na mídia. O chefe do executivo itabunense citou os exemplos da Casa de Passagem – implantada pelo governo municipal -, a atuação do CMDCA e as ações socieducativas desenvolvidas pela Vara da Infância e Adolescência da comarca local, através do Grapiúna Cidadão.
A secretaria da Assistência Social, Marina Silva, enfatizou o compromisso da sociedade com a construção de políticas públicas que assegurem a preservação e promoção dos direitos da criança e do adolescente. “É por conta deste comprometimento que estamos aqui neste espaço privilegiado que se constitui uma conferência”, sintetizou.
Por sua vez, a presidente do CMDCA, Celeste Aida Seara, destacou que a VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é um marco referencial no avanço da construção das políticas, assegurando a participação democrática da sociedade e das entidades envolvidas no atendimento das crianças e adolescentes.Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícus Borges Leia mais em http://www.itabuna.ba.gov.br/portal/noticia/270/azevedo-quer-unio-para-defesa-dos-direitos-da-criana-e-do-adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário