> TABOCAS NOTICIAS : Funcionário se aposenta por invalidez, mas participa de prova de corrida

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Funcionário se aposenta por invalidez, mas participa de prova de corrida

Um mistério rondou a Assembléia Legislativa de Santa Catarina nos últimos 30 anos e, agora, finalmente parece estar chegando ao fim. Nos anos 80, um surto de doenças raras e graves levou dezenas de funcionários públicos a se aposentarem por invalidez. O que parecia uma maldição era na verdade um escândalo. Veja na reportagem de Kíria Meurer.

Com 63 anos, Gaizito Nuernberg acaba de realizar uma façanha. Aposentado por invalidez, ele conseguiu correr dez quilômetros em apenas uma hora e três minutos.

Fantástico: o senhor tem fôlego para correr uma maratona?
Gaizito Nuernberg: tenho fôlego para correr, sim.

Gaizito era funcionário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Tinha 34 anos quando foi afastado do trabalho por uma junta médica. O diagnóstico: uma doença cardíaca grave.

Fantástico: o senhor tem problema do coração grave e mesmo assim corre uma maratona?
Gaizito: vocês querem que eu ande de bengala? Querem que eu ande?

“Uma pessoa com cardiopatia grave, ao mínimo esforço, a uma caminhada mais acelerada, ela vai ter cansaço, falta de ar, dor no peito, palpitação. Uma corrida de dez quilômetros, jamais”, afirma o supervisor da perícia médica oficial de Santa Catarina, Nicolau Heuko Filho.

Há dois meses, Gaizito foi convocado pelo Instituto de Previdência de Santa Catarina para uma nova perícia. Na avaliação dos médicos, está tão bem do coração que poderia até voltar ao trabalho. Matéria completa em http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1676097-15605,00FUNCIONARIO+SE+APOSENTA+POR+INVALIDEZ+MAS+PARTICIPA+DE+PROVA+DE+CORRIDA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário