> TABOCAS NOTICIAS : Dilma fornece à Europa receitas da América Latina para sair da crise

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dilma fornece à Europa receitas da América Latina para sair da crise

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira em Bruxelas que mais medidas de austeridade trazem apenas mais desemprego e recessão e, pelo contrário, são necessários mais investimentos para sair da estagnação, como demonstrou a crise da dívida dos anos 1980.

"Destaquei que a nossa experiência demonstra que, no nosso caso, ajustes fiscais extremamente recessivos só aprofundaram o processo de estagnação e de perda de oportunidades e de desemprego", afirmou Dilma em sua primeira coletiva de imprensa em Bruxelas, poucas horas antes do início da V cúpula Brasil-União Europeia.

"Dificilmente se sai da crise sem aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento da economia", acrescentou a presidente após se reunir no Palácio Egmont com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme.

Estas foram as receitas que a América Latina utilizou para sair da "crise da dívida latino-americana" após os anos 1980, explicou Dilma pouco antes do jantar com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, no qual foi inaugurada da V cúpula UE-Brasil.
A crise da dívida europeia e os planos que os europeus têm para resgatar a Grécia foram o tema central do jantar no castelo de Val Duchesse, em homenagem à presidente brasileira, disseram à AFP fontes da chancelaria brasileira.De AFP Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário