> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Enem 2011> Com provas começando hoje, desafio é dar certo

sábado, 22 de outubro de 2011

BRASIL: Enem 2011> Com provas começando hoje, desafio é dar certo

Este final de semana não é só decisivo para os cerca de 5,3 milhões de candidatos que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Cercando a prova de cuidados, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) tentam fazer com que os problemas das últimas edições não se repitam.
Para isso, nas palavras do ministro Fernando Haddad, o Enem se cercou do “melhor da inteligência no país”: o Inmetro começou a acompanhar cada etapa da produção das provas, fez-se um contrato longo com a gráfica que imprime os testes, a segurança e a logística foram reforçadas.
Isso, no entanto, não evitou deslizes: nesta semana, mais de mil candidatos no Rio de Janeiro receberam os cartões de confirmação de inscrição com o endereço errado do local de provas. O MEC afirma que avisou os estudantes do problema.
A fiscalização do exame, considerada na última edição uma das fraquezas do Enem (um aplicadora de uma cidade da Bahia vazou parte do tema da redação para o filho dela), foi um dos pontos atacados pelo Inep. A presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que o treinamento dos fiscais seria “intensificado”.
Apesar disso, a três dias da prova, ainda havia seleção de fiscais na Paraíba. Questionado sobre o fato de fiscais estarem sendo treinados a poucos dias do Enem, o Inep afirmou ao UOL Educação que os coordenadores de prova já foram treinados e que, apesar de “estar no cronograma”, a capacitação da fiscalização local é uma questão de “organização interna” das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário