> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA: Tratamento experimental faz paraplégico voltar a andar

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BAHIA: Tratamento experimental faz paraplégico voltar a andar

Policial militar voltou a caminhar após nove anos dependendo de uma cadeira de rodas
Policial militar voltou a caminhar após nove anos dependendo de uma cadeira de rodas
Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz no no laboratório do Hospital São Rafael, em Salvador, pode estar prestes a revolucionar a reabilitação de paraplégicos. A experiência foi aplicada em humanos pela primeira vez há seis meses e já tem resultados expressivos.
O primeiro voluntário, Maurício Ribeiro, voltou a caminhar apenas seis meses após receber um transplante de medula óssea de sua bacia para implantá-las na coluna vertebral. Ele realiza trabalho de reabilitação e, por enquanto, precisa da ajuda de um andador. 
Eu dei o passo e me senti estranho, porque nove anos sem caminhar e perceber que eu estava conseguindo fazer isso sobre minhas próprias pernas. Então, foi uma sensação muito boa", garantiu o major da Polícia Militar.
Outros cinco pacientes já foram submetidos à mesma terapia e encontram-se em estágios diferentes de reabilitação. De acordo com Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião que participa das pesquisas, não há garantias de que essas pessoas voltarão a caminhar normalmente. Contudo, todas apresentaram algum tipo de evolução.
"É muito gratificante, e não somente isso, saber que isso é apenas uma ponta de iceberg, que com os resultados positivos nós podemos expandir essa técnica para um número maior de pacientes no futuro, além de continuar pesquisando formas de aprimorá-la".
Ainda segundo o pesquisador, a perspectiva é de que o tratamento possa ser aplicado em larga escala em cerca de 5 ou 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário