> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA: Meningite provoca a 72ª morte em 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BAHIA: Meningite provoca a 72ª morte em 2011

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia confirmou neste domingo (2) a 72ª morte causada pela meningite desde o começo deste ano. Marivânia Marli dos Santos, 32, que estava internada no Hospital Roberto Santos, em Salvador, morreu em consequência da doença no sábado (1), mas a informação somente foi divulgada no início desta noite.
Técnicos da secretaria aguardam somente os resultados dos exames laboratoriais realizados na vítima para saber o tipo da doença que provocou a morte. Porém, segundo médicos que a atenderam, o quadro clínico apresentado pela paciente aponta para o caso mais grave da meningite, o C.
Entre janeiro e setembro do ano passado doença provocou 87 mortes na Bahia. A sequência de mortes provocadas pela meningite alterou a rotina das principais clínicas de Salvador. Desde que a doença causou a morte de quatro pessoas no complexo hoteleiro de Costa do Sauípe (litoral norte da Bahia), o movimento nas clínicas em busca da vacina, que custa em média R$ 70, aumentou quase 100%.
Os casos em Costa do Sauípe foram registrados no mesmo período em que foi realizado no local um Carnaval fora de época.
Prejuízos
Com a confirmação das mortes, dezenas de turistas que tinham reservas nos estabelecimentos da região cancelaram seus pacotes e cerca de 2.000 pessoas, incluindo os funcionários dos hotéis e pousadas, foram vacinadas. Posteriormente, a secretaria da Saúde confirmou as mortes de duas estudantes: uma de nove anos e outra de 27, aluna de um curso técnico de enfermagem.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Seus principais sintomas são dor de cabeça, febre, náuseas, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.De Luiz Francisco//Especial para UOL Notícias//Em Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário