> TABOCAS NOTICIAS : 16 DE OUTUBRO

domingo, 16 de outubro de 2011

16 DE OUTUBRO

DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO

A função química dos alimentos é fornecer às células uma fonte de energia. Uma outra é a de ser matéria-prima para o crescimento, restauração e manutenção dos órgãos e tecidos de um organismo. As substâncias que exercem essas funções são denominadas nutrientes.

=> Os carboidratos são encontrados nas massas, batatas e na maioria das frutas.
=> Vegetais e pão integral são ricos em fibras.
=> Existem dois tipos de gorduras: as saturadas - encontradas na manteiga, no toucinho, nas carnes de porco, boi, cordeiro, nos ovos e no leite integral; e as não-saturadas - encontradas na maioria dos óleos vegetais (óleo de milho, por exemplo), no peito de frango, salmão, abacate. Sendo que a gordura não-saturada é a mais saudável.
=> Os legumes em geral contém minerais.
=> As frutas são excelentes fontes de vitaminas.
=> Os peixes são ricos em proteínas.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-alimentacao-16-de-outubro.html#ixzz1auOc8yrq 

DIA DO PÃO - 16 DE OUTUBRO

O pão é um alimento que resulta do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal.
Seu uso na alimentação humana é antiquíssimo. Pelas informações que se têm, a história mais remota do pão se origina em milhares de anos a.C., quando era feito com glandes de carvalho e faia trituradas, sendo depois lavado com água fervente para tirar o amargor. Em seguida, essa massa secava-se ao sol, e se faziam broas com farinha.
Conta ainda a história que, antes de servirem para fazer pão, as farinhas, de diversos cereais, eram usadas em sopas e mingaus. Posteriormente se passou a misturar nas farinhas mel, azeite doce, mosto de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando-se espécie de bolos, que teriam precedido o pão propriamente dito. Esses bolos eram cozidos sobre pedras quentes ou sob cinzas.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-pao-16-de-outubro.html#ixzz1auOy4b6H 

DIA DA VACINAÇÃO - 16 DE OUTUBRO


A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.
Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolta sanitária em razão das necessidades do país.
A medida não foi bem aceita pela população, pois algumas decisões eram arbitrárias, obrigando as pessoas a se vacinarem, fazendo com que agentes de saúde invadissem as casas para aplicar a vacina contra a varíola. Mas as pessoas não acreditavam que a vacina funcionasse e se negavam a tomar.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-vacinacao-16-de-outubro.html#ixzz1auPVbEDn

Nenhum comentário:

Postar um comentário