> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE OUTUBRO

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 DE OUTUBRO

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - 12 DE OUTUBRO

Em 1735, o vigário da cidade de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros aberta à visitação pública. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano, o que exigiu a construção de um basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
A necessidade de uma basílica maior fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade, em 1955. Em tamanho, só perde para a de São Pedro, no Vaticano.
Abrigando a imagem encontrada no rio Paraíba, a basílica nova recebe romeiros o ano todo, aumentando quando se aproxima 12 de outubro e tem capacidade para receber 45 mil pessoas.
O início
A devoção à santa vem de longa data. Mais precisamente em 12 de outubro de 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, após jogarem suas redes no rio Paraíba, pescaram a imagem da santa. Um sinal para a farta pescaria que viria a seguir.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-de-nossa-senhora-aparecida-12-de.html#ixzz1aWyrXJQO 

DIA DAS CRIANÇAS - 12 DE OUTUBRO

Crianças e adolescentes constituem uma parcela significativa da população brasileira. Segundo o Censo Demográfico 2000 do IBGE, a população de 0 a 14 anos representava 29,6% da população.
Em função das altas taxas de natalidade observadas nas décadas de 40, 50 e 60, este grupo populacional cresceu consideravelmente em termos quantitativos entre 1965 e 1980. Já a partir daí, verifica-se um declínio em função das baixas taxas de fecundidade e novamente um aumento, no início da década de 90, mantido pelas altas taxas de natalidade.
Em 1960, o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela no Brasil, Eber Alfred Goldberg, teve a idéia de criar a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson.
Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. Faltava apenas escolher uma data e um mês.
Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.
Comemorações no mundo
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data universal para comemorar o dia da criança é 20 de novembro, quando também se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-das-criancas-12-de-outubro.html#ixzz1aWzDVD9Y 

DIA DO ATLETISMO - 12 DE OUTUBRO

O Atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano 776 AC. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva. É considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética.
Em 12 de Outubro comemoramos o Dia do Atletismo. Hoje em dia o atletismo é divido em várias modalidades e é um dos esportes principais das olimpíadas. Parabéns para todas as pessoas que praticam atletismo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-atletismo-12-de-outubro-origem.html#ixzz1aWzwiOIM 

DIA DO AGRÔNOMO - 12 DE OUTUBRO

Atribuições do agrônomo
Os agrônomos exercem atividades sempre direta ou indiretamente ligadas à agropecuária, que envolvem a utilização de recursos naturais (água, solo e ar), de métodos, técnicas e insumos em potencial perigosos à saúde da população e dos animais e para o meio ambiente. Por isto é importante que estes profissionais, ainda mais do que os de outras especialidades, estejam atualizados e sempre muito bem informados sobre as conseqüências de seu trabalho.
A área de atuação do agrônomo é bem ampla. Entre outras, são essas as atividades de um agrônomo:
=> supervisionar construções para fins rurais;
=> lidar com irrigação e drenagem para fins agrícolas, com fitotecnia (a arte de cultivar e multiplicar as plantas), com fertilizantes e corretivos, com processos de cultura e de utilização de solo, com o manejo dos recursos naturais renováveis, com ecologia, com química agrícola; com tecnologia de transformação de alimentos (açúcar, amidos, óleos, laticínios, vinhos e destilados), com parques e jardins das áreas urbanas, com mecanização na agricultura e com os implementos agrícolas;
=> em agropecuária, lidar com zootecnia (que é o estudo científico da criação e aperfeiçoamento dos animais domésticos), com beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais; com nutrição animal.
O Dia do Agrônomo
O dia do Agrônomo é comemorado nesta data por causa da primeira regulamentação da profissão, que ocorreu em 12 de outubro de 1933.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-agronomo-12-de-outubro.html#ixzz1aX0RTOF4 

DIA DO MAR - 12 DE OUTUBRO

A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos representa um imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser considerados patrimônio natural e econômico do país e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e a longo prazo.
O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro. Nos vários ambientes da costa brasileira povoa uma grande diversidade de organismos marinhos representando importantes recursos econômicos e naturais.
Muitos destes recursos são ainda desconhecidos e podem representar reservas econômicas de grande importância na economia futura do Brasil. Estrategicamente, o mar brasileiro é uma opção de desenvolvimento sócio-econômico para o País nos próximos anos. Por esta razão, os Ministérios da Ciência e tecnologia, do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, da Marinha e da Agricultura e Abastecimento desenvolveram planos setoriais específicos para os assuntos do mar brasileiro.
Quando se pensa em recursos do mar, imediatamente se associam tais pensamentos com os produtos da pesca, tais como peixes, camarões, lagostas ou com os recursos de lazer como praias, mergulho, náutica; porém, as riquezas marinhas utilizáveis pelo homem são muito maiores. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-mar-12-de-outubro.html#ixzz1aX0qmC9M 

DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA

Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo nasceu em Gênova, na Itália, no ano de 1451. Pertencia a uma rica família de artesãos e, apesar de ter vivido nesse importante centro mercantil, não obteve uma formação intelectual profunda.
Fez contato com os conhecimentos relacionados à navegação e à cartografia - saber comum, na época, em qualquer porto cosmopolita. Sua primeira aventura no mar aconteceu aos dez anos de idade.
Em 1476, então com 25 anos, Colombo naufragou ao largo do Algarve, a bordo de uma embarcação mercante flamenga. Por conta desse naufrágio, ele acabou indo para Lisboa, onde já morava seu irmão Bartolomeo.
Dizem que Portugal marcou Colombo não só na língua, mas também nos seus conhecimentos marítimos e no seu espírito aventureiro. Em outras palavras, dizem que Portugal é que fez de Colombo, Colombo.
Exagero ou não, a verdade é que o navegador genovês viveu um bom tempo em Lisboa e casou-se com uma abastada portuguesa da Ilha da Madeira. A única coisa que Portugal negou a Colombo foi a delegação de poderes para navegar com o apoio da coroa portuguesa.

O descobrimento da América

Em 12 de outubro de 1492, o navegador Cristóvão Colombo descobre a América, a terra nova. Ele avista Guanaani e nela se aporta (San Salvador, nas Pequenas Antilhas), sem ter noção da grande descoberta. Pensa ter chegado mais ao norte das Índias.
Mas trata-se ainda de sua primeira viagem. A primeira das outras quatro que faria ao continente americano. Só depois, nas viagens de 1493, 1498 e 1502 é que o navegador genovês reconhece a originalidade da ilhas do Caribe. Essa "América" que Colombo imagina ser o paraíso terrestre.
Com essa descoberta, Colombo marca um tempo novo. Um tempo que mudou de forma significativa e irreversível a face do mundo: as relações políticas, econômicas e sociais entre os povos do ocidente.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/descobrimento-da-america-cristovao.html#ixzz1aX1ZeCnX

Nenhum comentário:

Postar um comentário