> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE OUTUBRO

domingo, 9 de outubro de 2011

09 DE OUTUBRO

09 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DO CORREIO 
O intercâmbio de recados, principalmente cartas, o ato de trocar informações através da escrita, para longas distâncias, data de muitos séculos.
Para marcar as comemorações da prática, o dia 08 de abril foi escolhido como o Dia do Correio e o dia 09 de outubro, o Dia Mundial do Correio.
Em 1931 foi instituída a atividade postal regular no Brasil com a criação dos Correios-Mores do Brasil. Antes, em 1929, já havia sido elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios. Em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos.
O primeiro indício de um serviço organizado de difusão de documentos escritos surgiu em 2400 a.C. na civilização egípcia, onde os faraós difundiam seus decretos por todo o território através de mensageiros.
Criados pelos egípcios, os serviços postais foram aprimorados por vários povos, como os persas, gregos, chineses e romanos. Para resolver o problema das diferentes tarifas e dos vários sistemas postais presentes na Europa no fim da Idade Média, os ingleses inventaram o sistema de selos.
Quando o Brasil foi descoberto, o correio já existia, no entanto, o serviço postal regular só foi iniciado em 25 de janeiro de 1663. No ano de 1931, foi criado o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) e o Correio Aéreo Militar, o que permitiu que as correspondências pudessem ser entregues aos mais remotos destinos.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/08-de-abril-dia-do-correio-09-de.html#ixzz1aHwgFLTs 

DIA DO AÇOUGUEIRO - 09 DE OUTUBRO

"A palavra "açougue" é um vocábulo de origem árabe (as-soq), que é completamente vernácula no português lusitano e profusamente utilizada no interior do país.
É rara a cidade, vila ou povoado que não tem uma Rua do Açougue, ou Travessa do Açougue.
O que acontece é que a palavra caiu em desuso em Lisboa e algumas outras regiões do país, onde passou a ser considerada um arcaísmo, sendo substituída por "talho", o local onde se "talha" ou corta a carne, enquanto que o "açougue" original era o local onde também se matavam os animais."
As funções do açougueiro
=> Participar do recebimento da carne, proceder verificação da qualidade, fazer o retalhamento das peças, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas.
=> Acompanhar o recebimento da carne, verificando sua quantidade e qualidade.

=> Armazenar os diferentes tipos de carne em locais apropriados, para evitar sua deterioração.
=> Retalhar as peças conforme a necessidade, fazendo o pré-preparo de acordo com o cardápio diário, utilizando-se de equipamentos e técnicas adequadas.
=> Proceder controles estabelecidos na área de atuação.
=> Manter a ordem e higiene do local, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, conservando a qualidade do produto.
=> Zelar pela guarda, conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, comunicando qualquer irregularidade.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-acougueiro-09-de-outubro.html#ixzz1aFCatMPT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário