> TABOCAS NOTICIAS : 03 DE OUTUBRO

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

03 DE OUTUBRO

DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO - 03 DE OUTUBRO

Dia 03 de outubro comemoramos o Dia do Petróleo Brasileiro. É o dia da criação da Petrobrás, no ano de 1953. A empresa estatal, fundada através da lei n° 2.004, promulgada pelo então presidente Getúlio Vargas, assumiu o monopólio da exploração, produção, refino, importação e distribuição do petróleo. A Petrobras iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo - CNP - criado em 1938.
Petróleo - a palavra deriva do latim - Petra (pedra) e Oleum (óleo), sendo também chamado de "ouro negro".
O petróleo é um óleo natural composto de hidrocarbonetos, formado dentro das rochas sedimentares. Esse processo é possível em decorrência dos fatos da nossa história, como a formação das rochas sedimentares – através da erosão da crosta terrestre – e pelo acúmulo dos restos orgânicos, advindos de destroços vegetais e animais, alojados no fundo do mar há milhões de anos, que se transformaram em petróleo.
A formação de uma jazida acontece porque o petróleo vaza pelos poros de uma rocha, se alojando em outra pedra que o faz prisioneiro, acumulando-o em grandes quantidades. Uma jazida pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se formar.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-petroleo-brasileiro-03-de.html#ixzz1ZfNjTvIi 

DIA DA ABELHA - 03 DE OUTUBRO

As abelhas são uma comunidade organizada de insetos, que vivem nas colmeias. Um grupo de abelhas é conhecido como enxame. Comemoramos em 03 de outubro, o Dia das Abelhas, inseto produtor de uma das maiores riquezas da nossa alimentação, o mel, primeira substância de sabor adocicado encontrada na Antiguidade.
As abelhas existem há mais de 20 milhões de anos. Antes, portanto, do surgimento do homem. E a apicultura, a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas, remonta ao ano 2400 A.C., pelo menos conforme vários historiadores, no antigo Egito. De toda a forma, o mel já era conhecido e apresentado pelos sumérios 5000 anos antes de Cristo. E os egípcios e gregos desenvolveram as rudimentares técnicas de manejo que só foram aperfeiçoadas no final do século XVII por apicultores como Lorenzo Langstroth, que desenvolveu as bases da apicultura moderna.
Nas colmeias existe apenas uma rainha, o inseto que possui o aparelho reprodutor completo, sendo capaz de se reproduzir. Uma rainha tem a capacidade de por entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-abelha-03-de-outubro-anatomia.html#ixzz1ZfO6DCNE 

DIA MUNDIAL DO DENTISTA - 03 DE OUTUBRO

Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 18,7% da população brasileira nunca consultaram o dentista. Do total da população, 158.232.252 habitantes na época, mais de 29 milhões nunca tiveram atendimento odontológico e mais de 46 milhões não consultavam há 3 anos ou mais.
Em relação ao sexo, as mulheres freqüentam o dentista mais que os homens. Do total de 80.726.244, pessoas, 82% das mulheres tiveram atendimento; os homens atendidos foram 79% do total de homens pesquisados.
E entre a população que ganha até um salário mínimo, a porcentagem de pessoas que nunca foram ao dentista (36,5%) é nove vezes a taxa das que ganham mais de 20 salários (4,1%). Traduzindo em números: mais de 5,5 milhões de brasileiros que recebem até um salário mínimo nunca foram ao dentista. Entre os que ganham mais de 20 salários mínimos, mais de 400 mil nunca fizeram consulta.
O trabalho do dentista
Além dos dentes, o dentista também trata os problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

O dentista pode exercer a profissão como clínico geral, ou seguir uma especialidade, como, por exemplo:

=> Cirurgião-dentista: realiza cirurgias
=> Endodontista: trata da polpa e da raiz dos dentes.
=> Implantodontia: faz implante de próteses nos maxilares
=> Estética: corrige a posição dos dentes e faz clareamento
=> Periodontista: trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca
=> Ortodontista: faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários
=> Odontopediatria: cuida especificamente de doenças de crianças
=> Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-dentista-25-de-outubro.html#ixzz1ZfPJVIQZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário