> TABOCAS NOTICIAS : "TREM BALA">MATEMÁTICO PÕE VASCO COM MAIOR CHANCE DE TÍTULO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"TREM BALA">MATEMÁTICO PÕE VASCO COM MAIOR CHANCE DE TÍTULO

Vasco, de Juninho Pernambucano, está na frente na briga pelo título (Foto: Ricardo Ramos)
Juninho Pernambucano (Foto: Ricardo Ramos)
Após a 24ª rodada do Brasileirão, os torcedores já começam a ficar ansiosos para saber o que vai acontecer no fim da competição. A calculadora já é tirada da mochila e as contas começam a ser feitas. O LANCENET! poupou esse trabalho para você, torcedor, e conversou com o matemático Tristão Garcia para saber as chances de seu time no Campeonato Brasileiro.
O campeonato ainda está em aberto. De acordo com Tristão, não há definição em nenhuma parte da tabela. Seja briga pelo título, Libertadores ou da fuga pelo rebaixamento. Muitos acreditam que as palavras 'matemática' e 'futebol' não podem ser colocadas na mesma frase, mas com certeza, os números têm muito a mostrar.

Faltando 14 rodadas para o término do Brasileirão, o matemático aponta do líder Vasco até o sétimo colocado Palmeiras as equipes com chances de título, além do Santos (11º colocado, mas com dois jogos a menos). Na briga contra o rebaixamento, até Palmeiras, Internacional e Flamengo tem chances, mas remotas.
TÍTULO BRASILEIRO
Líder do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem 36% de chances de ser campeão. Apesar do problema envolvendo o técnico Ricardo Gomes e uma certa oscilação na competição, o Cruz-Maltino pulou para a ponta da tabela, após a vitória sobre o Grêmio, por 4 a 0, no sábado. Outro time bem cotado é o São Paulo, com 25%. Apesar de todas as críticas da torcida em relação ao técnico Adílson Batista, o Sampa segue firme na disputa. Corinthians com 18% e Botafogo, com 14% também estão na briga. Time da moda no início do Brasileirão, o Flamengo tem apenas 1% de chances de título:
- Quando uma equipe fica muitos jogos sem vencer, em um campeonato equilibrado, tem as chances diminuídas. O título do Flamengo é muito difícil já que os times que estão na frente vivem um momento melhor.
Natural do Rio Grande do Sul, Tristão não vê com otimismo o bom momento vivido pelo Inter no campeonato.
- Vejo muita gente falando sobre o Inter ser campeão brasileiro. A distância para o líder é de nove pontos, tornando-se praticamente impossível esse fato - afirmou.
Tristão ainda ressaltou que Botafogo e Vasco são os times de melhor campanha nas últimas 12 rodadas do Brasileirão.
LIBERTADORES
No cálculo para as vagas da Libertadores, Tristão Garcia considerou apenas três vagas classificatórias, considerando que dificilmente um brasileiro não vencerá a Copa Sul-Americana:
- Fala-se muito sobre G4, mas na minha opinião, é apenas uma ilusão. Com a economia do país em crescimento, os times do Brasil estão muito superiores em relação aos outros da América do Sul. É claro que em futebol, tudo pode acontecer.
Com o Vasco já classificado para o torneio continental, São Paulo (com 80%), Corinthians (73%) e Botafogo (64%) são favoritíssimos às vagas. O crescimento do futebol do Rio de Janeiro também é considerado no cálculo de Tristão.
- O futebol de São Paulo já estava em alta. Mas nos últimos anos, com os títulos de Flamengo e Fluminense, o futebol carioca vive um momento especial. Todo o investimento esportivo que envolve a cidade nesse momento deve ser levado em conta também - afirma Tristão, se referindo às Olimpíadas e a Copa do Mundo.
O matemático fez ressalvas importantes sobre as equipes que disputam a Copa Sul-Americana.
- Pela posição atual, o Botafogo tem grandes chances de ir para a Libertadores pelo Brasileirão. Mas em certa parte do campeonato, pode ficar divido nas duas competições e se complicar. Já o Flamengo, perdeu grandes oportunidades no Nacional e pode focar toda a sua força no torneio continental e conseguir a vaga de outro jeito. Tudo pode acontecer.
REBAIXAMENTO
Essa é a parte que mais assusta os torcedores de todo país. Ser rebaixado, sem dúvida alguma, é considerado a maior vergonha para a torcida de qualquer clube. Mas a situação de alguns times é realmente preocupante. Recém-chegado na elite, o América-MG está em péssima situação. Com apenas 19 pontos em 24 jogos, o Coelho tem 93% de chances de ser rebaixado. Avaí (75%), Atlético-PR (68%) e Atlético-MG (57%) completam a lista dos mais vulneráveis. Tristão ainda alertou para o mau momento vivido pelo Cruzeiro.
- O Cruzeiro tem 19% de chances de cair. O time sente muito em não poder atuar no Mineirão e praticamente não briga por mais nada nesse Brasileirão - disse.
Bahia com 36% e Ceará com 32%, também são sérios candidatos ao rebaixamento.
ClubeTítuloLibertadoresRebaixamento
Vasco36%Classificado-
São Paulo25%80%-
Corinthians18%73%-
Botafogo14%64%-
Fluminense3%29%-
Flamengo1%16%1%
Internacional1%14%1%
Palmeiras1%8%1%
Coritiba-5%2%
Atlético-GO-5%3%
Santos1%Classificado2%
Figueirense-2%5%
Grêmio-4%5%
Cruzeiro--19%
Ceará--32%
Bahia--36%
Atlético-MG--57%
Atlético-PR--68%
Avaí--75%
América-MG--93%

Nenhum comentário:

Postar um comentário