> TABOCAS NOTICIAS : TEOFILÂNDIA-BA: SECA CASTIGANTE MATA ANIMAIS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

TEOFILÂNDIA-BA: SECA CASTIGANTE MATA ANIMAIS


Bons volumes de chuva foram registrados no Sul do país, diferentemente do que acontece na região sisaleira da Bahia, onde os produtores enfrentam seca há mais de seis meses.
A seca não mudou só a paisagem na região de Serrinha. Nas propriedades, prejuízos se acumulam com a morte dos animais. O criador Cosme Ferreira da Silva, de Barrocas, só mantém as 10 cabeças de gado graças à ração depositada no cocho e à água encontrada a quase dois quilômetros da propriedade, localizada na região do povoado de Cedro. 
A última chuva significativa que ocorreu na região foi registrada há sete meses. Sem água, a pastagem fica com baixo valor nutricional, o que faz o gado perder peso até morrer. 
Na propriedade do pequeno agricultor Antônio Curador, morador da zona rural de Teofilândia, cidade que fica a 23 quilômetros de Serrinha, a carcaça de um animal morto pela seca chama a atenção de quem passa pela pequena propriedade. Sem aguentar o calor do sol e sem água, eles não resistem e caem no meio do pasto. 
"Na seca que nós estamos vivendo meu filho, os bichos ficam aí pendengando, cai, mas num cai, e acabam morrendo’’, lamentou.
Por telefone, o prefeito de Teofilândia Tércio Nunes informou ao site O Dia News que decretou estado de calamidade no município por 30 dias.Informações Portal Clériston Silva/Foto: Eraldo Ferreira // http://www.civalanjos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário