> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL>Crianças passam mal após refeição em escola pública de Campo Grande

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL>Crianças passam mal após refeição em escola pública de Campo Grande

Cerca de 70 crianças passam mal após comerem lanche em escola de Mato Grosso do Sul
Celso Bejarano//Especial para o UOL Notícias//Em Campo Grande
Cerca de 70 crianças entre seis e dez anos de idade de uma escola pública de Campo Grande foram levadas para o hospital da cidade na tarde desta terça-feira (27) após ingerirem uma refeição cujo cardápio incluía arroz, feijão, farofa de salsicha e ovo misturados à salada de repolho e tomate. Elas sentiram enjoos, vomitaram e, algumas, desmaiaram.
Uma intoxicação alimentar seria a causa mais provável dos sintomas, mas a água que beberam junto com a comida também é uma hipótese que poderia justificar o mal estar, segundo a secretaria municipal de Educação.
Pelo menos 150 pessoas, entre as quais do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) agiram no socorro às crianças e aos professores. Os estudantes foram levados para o hospital e postos de saúde próximos a Escola Municipal Iracema Maria Vicente, frequentado por 557 alunos que cursam o ensino fundamental em período integral.
Até a noite havia alunos recebendo atendimento médico, mas nenhum em estado grave, segundo a prefeitura da cidade. O Corpo de Bombeiros calcula um número maior de estudantes que sentiram-se mal, isso porque as primeiras crianças a apresentarem os sintomas foram mandados para casa.

A secretaria municipal de Saúde lacrou a cantina e a cozinha da escola e os alimentos ali estocados devem ser periciados ainda hoje, segundo a prefeitura. A direção da escola municipal Iracema Maria Vicente, situada no bairro Rita Vieira, informou que se pronunciaria somente após essa avaliação e que as aulas desta quarta-feira (28) foram suspensas.

Sabotagem

O prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB), disse que vai exigir uma “profunda investigação” acerca do episódio. Ele desconfia de sabotagem no preparo da refeição servida aos alunos, já que alimentos do mesmo lote destinado à escola onde ocorreu o episódio desta tarde foram enviados a outras unidades de ensino, e nenhum problema foi registrado.
Trad disse ainda que pediu uma vistoria em todas as escolas administradas pela prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário