> TABOCAS NOTICIAS : MENSALÃO>Joaquim Barbosa quer votar o mensalão em maio de 2012

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MENSALÃO>Joaquim Barbosa quer votar o mensalão em maio de 2012

Os 38 réus que respondem ao processo do mensalão do Supremo Tribunal Federal (STF) precisaram de 5.498 páginas para a redação de suas defesas. Com a entrega dos documentos, o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, pode começar a redigir seu voto. A expectativa é que ele leve a matéria para julgamento em plenário em maio de 2012.
O mensalão foi o principal escândalo político do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira denúncia sobre o caso, apresentada pelo então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, precisou de 144 páginas para ser escrita e foi apresentada ao STF em março de 2006. Já as alegações finais de acusação, protocoladas na Corte em agosto deste ano e produzidas pelo atual procurador-geral Roberto Gurgel, contam com 390 folhas.

Na acusação, o Ministério Público alega que o então chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu, chefiou uma quadrilha que pagava mesada a parlamentares da base como forma de garantir o apoio político a projetos do governo.
A defesa dos 38 réus, no entanto, alega falta de provas, diz que os recursos usados eram para o pagamento de despesas e caixa 2 de campanhas, e que a ideia de um "mensalão" é uma espécie de fantasia do Ministério Público.Leia mais em http://folhaparanatinga.blogspot.com/2011/09/55-mil-paginas-foram-escritas-na-defesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário