> TABOCAS NOTICIAS : Fifa ameaça tirar Copa 2014 do Brasil, diz jornal

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fifa ameaça tirar Copa 2014 do Brasil, diz jornal

De acordo com "O Globo", o Brasil corre o risco de perder o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014. Em matéria publicada neste domingo (25), o jornal afirma que a Fifa não está satisfeita com a Lei Geral da Copa-2014 e a entidade máxima do futebol mundial pode recorrer a cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar) e romper o acordo sem multa.
A publicação ainda afirma que o evento marcado para o dia 20 de outubro, no qual o Comitê Executivo da Fifa planeja divulgar o calendário e as cidades-sede para Copa do Mundo e Copa das Confederações, pode ser adiado mais uma vez. "A cláusula 7.7, do contrato, assinado pelo governo brasileiro, estabelece o dia 1 de junho de 2012 - exatamente 2 anos e 11 dias antes da partida de abertura do Mundial-2014 - como prazo final para a Fifa rescindir o contrato e tirar a Copa-2014 do Brasil, sem pagamento de multa", diz a matéria.

O problema estaria em alguns pontos da Lei Geral da Copa enviada pela presidente Dilma Rousseff para p Congresso Nacional. Itens ligado aos ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e até transmissão de TV teriam sido "editados em desacordo com o que foi discutido e acertado em fevereiro deste ano, em Brasília, durante reunião do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e técnicos do governo".
A situação também não é confortável por conta dos problemas de infraestrutura dos aeroportos e o atraso na execução dos projetos de mobilidade urbana. A Fifa utilizaria como argumento a falta de garantias aos patrocinadores. "O Globo" ainda afirma na matéria que Valcke e o Comitê Organizador Local (COL-2014) perderam a confiança no ministro Orlando Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário