> TABOCAS NOTICIAS : A dois passos da ditadura

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A dois passos da ditadura

PT pressionará Congresso a regular meios de comunicação
O presidente do PT, Rui Falcão, disse neste domingo que o partido fará uma "campanha forte" para pressionar o Congresso a aprovar um projeto que regule os meios de comunicação no país.
Ele defendeu a limitação do direito de propriedade de emissoras de rádio e TV e discursou contra o "jornalismo partidário" que disse existir em "alguns veículos" de imprensa.
"Queremos que os veículos assumam claramente a sua vocação partidária, como a Fox News nos Estados Unidos. E lá existe regulação", afirmou, no último dia do 4º Congresso do PT, em Brasília.
"O que nós queremos é democratizar as informações, ter múltiplas versões. Não queremos um jornalismo partidário como muitas vezes se verifica em alguns veículos."
Falcão disse que o partido é contra a censura, mas pressionará o Congresso a aprovar uma lei que "democratize as informações no país".
Ele afirmou que a proposta deixada pelo ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social) está em ajustes no Ministério das Comunicações e será enviada pelo governo ao Congresso com apoio do PT.
Segundo o dirigente, partido defende que projeto "garanta a liberdade de imprensa e o direito à opinião, sem nenhum tipo de censura, mas democratize as informações no país e dê a possibilidade de não haver uma versão única".
Ele afirmou que o PT defenderá a limitação da chamada propriedade cruzada de concessões, mas não deu detalhes e não quis citar exemplos de grupos que seriam afetados.
"São grupos que detêm mais de um veículo, e deveria haver algum tipo de limitação à propriedade. Mas não controle de conteúdo", disse.
A Folha revelou na sexta-feira que o Ministério das Comunicações trabalha com a ideia de usar o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça, para forçar grupos empresariais a se desfazer de parte de suas concessões, alegando que haveria concentração indevida e restrição à concorrência entre veículos. Da folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário