> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL>PSD quer instalar nova constituinte

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BRASIL>PSD quer instalar nova constituinte

O Partido Social Democrático (PSD), cujo registro foi aceito na terça-feira, 27, pela Justiça Eleitoral, já tem uma pauta para mobilizar sua bancada, ainda em formação, no Congresso Nacional e chamar a atenção da opinião pública. A sigla quer a instalação de uma assembleia constituinte revisora em 2014. A ideia é fazer a reforma da Constituição Federal por meio de uma assembleia que seria eleita exclusivamente com essa finalidade.

Segundo a senadora Katia Abreu (TO), escolhida pelo PSD para coordenar a mobilização no Congresso, a eleição dos constituintes deve ser feita por intermédio de lista fechada da legenda e cada estado teria direito à metade da atual representação na Câmara dos Deputados; ou seja, no mínimo quatro representantes para os estados menores e no máximo 35 para São Paulo (maior colégio eleitoral).

Na quarta,28, ela começou a recolher assinatura de parlamentares para apresentar no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que seja realizada a Assembleia Nacional Constituinte em 2014.

As decisões em assembleia constituinte devem ser tomadas por maioria absoluta (com votos da metade mais um de todos os representantes) - rito mais simples que a exigência de votação em dois turnos na Câmara e no Senado (com aprovação de dois terços dos parlamentares) para a votação de emendas constitucionais. Na avaliação de Katia Abreu, a assembleia deverá dar prioridade à revisão do pacto federativo - a distribuição de poderes e atribuições entre União, estados e municípios. Na opinião da parlamentar, após tratar das competências dos entes federativos, será possível fazer, por exemplo, a reforma tributária e resolver ´problemas institucionais´, que ela considera ´pontos críticos´ como o financiamento da saúde.De http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário