> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Maiores cidades despejam 5 bi de litros de esgoto no ralo por dia

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL:Maiores cidades despejam 5 bi de litros de esgoto no ralo por dia

O Brasil melhora muito lentamente na prestação dos serviços de água, coleta e tratamento dos esgotos, mesmo após a retomada dos investimentos no setor, e está distante da tão sonhada “universalização” dos serviços que não acontecerá sem um maior engajamento e comprometimento dos governos federal, estaduais e principalmente os municipais.  Essa é a constatação do mais novo levantamento do Instituto Trata Brasil que avaliou os serviços prestados nas 81 maiores cidades brasileiras, com mais de 300 mil habitantes.

O levantamento tem base no SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano 2009, recém divulgado pelo Ministério das Cidades. As informações são fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. “São as cidades que concentram a maior parte da população do país e, portanto, também os maiores problemas sociais decorrentes da falta destes serviços”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil.

O estudo revelou que, se considerarmos o período entre os anos de 2003 e 2009, houve um avanço de 2,9 pontos percentuais no atendimento de água tratada, 12,1 pontos na coleta de esgotos e de 7,8 pontos percentuais no tratamento dos esgotos. “Apesar de serem números relevantes, são muito baixos para um período de sete anos. Se considerarmos os avanços nos últimos cinco anos, por exemplo, vemos que a melhoria em coleta de esgotos foi de apenas 2,8 pontos percentuais e de 6,7 pontos no tratamento, ou seja, crescimentos insuficientes para a necessidade do Brasil em resolver estas carências”, afirma Carlos.

Pelos números levantados pelo Trata Brasil, em 2009 somente estas 81 grandes cidades despejaram no meio ambiente cerca de cinco bilhões de litros de esgoto sem tratamento por dia, contaminando solo, rios, mananciais e praias do País, com impactos diretos à saúde da população.

O ranking, que conta com as 81 cidades de grande porte do país, teve entre as 10 melhores cidades do País os seguintes municípios:

1. Santos (SP)
2. Uberlândia (MG)
3. Franca (SP)
4. Jundiaí (SP)
5. Curitiba (PR)
6. Ribeirão Preto (SP)
7. Maringá (PR)
8. Sorocaba (SP)
9. Niterói (RJ)
10. Londrina (PR)

As 10 piores entre as 81 cidades analisadas:

72. Canoas (RS)
73. Jaboatão dos Guararapes (PE)
74. Macapá (AP)
75. Ananindeua (PA)
76. Nova Iguaçu (RJ)
77. Belém (PA)
78. São João de Meriti (RJ)
79. Belford Roxo (RJ)
80. Duque de Caxias (RJ)
81. Porto Velho (RO)

Para o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, a distância entre as melhores cidades e as piores esta aumentando: “Acompanhamos os esforços das empresas de saneamento e dos gestores municipais, mas os resultados preocupam porque, a se seguir neste ritmo, a universalização do saneamento no país como um todo seguirá sendo um sonho distante. É preciso estimular novas formas de gestão, parcerias entre as empresas públicas, municipais e estaduais, aproveitar o conhecimento das parcerias público-privadas em vigor, enfim, temos que usar todas as formas para progredir mais rapidamente”.

O saneamento vive um problema muito mais complexo do que só a falta de recursos. É fundamental melhorar a gestão das empresas, reduzir as perdas de água e fiscalizar o cumprimento da Lei do Saneamento (11.445/07) exigindo, entre outras coisas, a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e a criação das Agências Reguladoras locais.Por Éverton Oliveira, da redação Uai Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário