> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Inflação deve cair 2 pontos porcentuais até abril, diz Tombini

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BRASIL:Inflação deve cair 2 pontos porcentuais até abril, diz Tombini

Agência Estado
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira, 16, que a inflação deve cair 2 pontos porcentuais até abril e que o objetivo da autoridade monetária é trazer o índice à meta em dezembro de 2012. Até agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 7,23% em 12 meses. O centro da meta do governo é de 4,5%, com uma oscilação de dois pontos para cima ou para baixo. Tombini participou nesta sexta-feira da cerimônia de abertura da Semana Imobiliária, organizada pelo Secovi.
Segundo ele, apesar de hoje a inflação estar no pico, o BC já está tirando a pressão sobre os preços. Tombini afirmou que os alimentos sofrem hoje sazonalidade, mas que os choques devem ter curta duração, diferentemente do que ocorreu no segundo semestre de 2010. Ele acrescentou ainda que o BC vai revisar a previsão de crescimento do PIB do Brasil em 2011, que é hoje de 4%.
O presidente do BC afirmou também que a política macroeconômica do Brasil “é bem testada”, pois seus pilares permitem absorver bem choques externos, como foi demonstrado pela recuperação positiva do Brasil à crise deflagrada há três anos. Ele se referiu ao sistema de metas de inflação, política fiscal sólida, câmbio flutuante. “A política macroprudencial também ajuda”, afirmou.
Segundo Tombini, há uma segunda onda mais aguda da crise internacional surgida no outono de 2007, com os problemas imobiliários nos EUA deflagrados com as hipotecas do segmento subprime. De acordo com o presidente do BC, os países emergentes deixaram a primeira fase da crise sem deteriorar as contas do setor público, o que não ocorreu com as economias centrais, como é verificado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário